Coding4Integrity: UNODC organiza Hackathon Anticorrupção em SP, investindo no interesse dos jovens no uso da tecnologia

4 de outubro de 2022- Pode a tecnologia ser um ponto de partida para os jovens nos esforços globais anticorrupção para fortalecer a integridade empresarial? De acordo com os participantes do recente hackathon Coding4integrity, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), realizado em São Paulo, a resposta é um ressoante sim.

À medida que os jovens assumem postos de trabalho no setor privado e se tornam a próxima geração de tomadores de decisão, trazem consigo o incentivo e o impulso para fazer do mundo um lugar melhor. Esse compromisso, quando combinado com sua paixão e conhecimento de tecnologia, produz abordagens originais e soluções inovadoras para alguns dos desafios mais urgentes e complexos de hoje, incluindo a corrupção.

Nesse contexto, o UNODC alavanca as habilidades e a paixão dos jovens pela inovação digital e pelo empreendedorismo social, a fim de capacitá-los a contribuir de forma tangível para discussões valiosas e, em última instância, trabalhar em prol de esforços globais para fortalecer a integridade empresarial.

Com esse propósito, a segunda edição do hackathon Coding4Integrity do UNODC aconteceu recentemente em São Paulo, reunindo 46 jovens do Brasil e do México.

"O Coding4Integrity do UNODC representa um ponto de virada para nossa implementação local da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030", observou Ramirez Lopes, coordenador de Políticas para a Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, no início do encontro.

Conduzido como parte do projeto Ação Global para a Integridade Empresarial e Educação para a Integridade Global do UNODC, ambos financiados pela Siemens Integrity Initiative, o hackathon ilustrou os fortes laços entre o setor privado e o sistema educacional dentro da área.

Ao reunir desenvolvedores de software e estudantes universitários dos dois países, o hackathon é um exemplo das diferentes formas que a cooperação internacional pode assumir no desenvolvimento de caminhos eficientes e inovadores para implementar a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC). De fato, ao utilizar a inovação digital e o empoderamento da juventude para construir pontes entre o meio acadêmico e o setor privado, o hackathon oferece uma maneira de promover e salvaguardar a integridade e incentivar a ação contra a corrupção.

Além disso, com foco em relatórios sobre corrupção sensíveis à questão de gênero, processos de transparência dentro de pequenas e médias empresas (PMEs), bem como compras públicas no setor de saúde, o hackathon se baseia no sucesso da primeira edição da marca Coding4Integrity, que ocorreu em 2021. Na ocasião, as contribuições dos jovens participantes de Egito, Quênia, Nigéria, Senegal e África do Sul suscitaram forte interesse e compromissos de uma variedade de partes interessadas, que agora veem o grande valor da tecnologia como um capacitador da participação dos jovens e um envolvimento significativo no trabalho anticorrupção

Antes do início do hackathon, cada uma das nove equipes recebeu duas semanas de treinamento e apoio on-line de vários especialistas e uma rica rede de mentores com experiência em desenvolvimento de tecnologia e integridade. Após o próprio evento de codificação de dois dias, o protótipo de cada equipe foi avaliado segundo um conjunto de critérios precisos, destinados a avaliar a criatividade, originalidade, qualidade, funcionalidade, aplicabilidade, tecnologia e finalmente a escalabilidade do mercado.

O trabalho da equipe vencedora, composta por quatro estudantes brasileiros de Engenharia Informática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um estudante mexicano do curso de Direito da Universidade Autônoma de Nuevo Léon, foi escolhido como a principal submissão. Sua solução baseada em tecnologia visa utilizar a Inteligência Artificial para PMEs no estabelecimento de um sistema de denúncia sensível a questões de gênero para detectar e evitar que a corrupção baseada no gênero prejudique os funcionários e os canais de comunicação corporativa.

Com base neste trabalho vencedor, os ganhadores do Coding4Integrity 2022 terão agora a oportunidade de participar de um próximo evento do projeto de Educação em Integridade Global da UNODC. Eles também se beneficiarão de uma mentoria de desenvolvimento de negócios durante seis meses, oferecida pelo Sebrae para Startups (Sebrae-SP), um dos parceiros na realização do hackathon. Na próxima conferência internacional do UNODC, estes estudantes poderão mostrar o papel da juventude e da tecnologia para fortalecer a integridade empresarial.

Mais Informações:

 *****

 

 

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias