Em Manaus, autoridades brasileiras, peruanas e colombianas participam de missão de intercâmbio sobre cooperação policial para o enfrentamento ao tráfico de drogas

Manaus, 1 de dezembro de 2022 – Entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil promoveu uma visita de intercâmbio e um seminário sobre cooperação policial para o enfrentamento ao tráfico de drogas na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A iniciativa ocorreu no âmbito do projeto PRIS-COOP, executado pelo UNODC, e contou com o apoio institucional da Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas.

O objetivo do encontro foi aprimorar a cooperação e a coordenação interinstitucionais entre polícias brasileira, colombiana e peruana para o fortalecimento do enfrentamento ao tráfico de drogas na tríplice fronteira norte. A atividade promoveu diálogos técnicos sobre desafios transfronteiriços em matéria de investigações e operações contra o tráfico de drogas, envolvendo as divisões responsáveis pela temática no Brasil, no Peru e na Colômbia, a fim de compartilhar as melhores práticas e identificar caminhos para a ampliação da cooperação regional. 

Também participaram da atividade representantes da Interpol, do Federal Bureau of Investigation (FBI) e da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos, e da Polícia Nacional Francesa, que compartilharam sua expertise em técnicas especializadas de investigação e operações policiais. O evento contou ainda com uma apresentação sobre tendências do tráfico de drogas no Brasil realizada pelo Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE).

Segundo o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Eduardo Fontes, o encontro foi de elevada importância para aprimorar a repressão ao tráfico de drogas na tríplice fronteira mediante a cooperação policial, considerando-se as particularidades da Região Amazônica e as dinâmicas e papeis dos três países no mercado ilícito de drogas. Já o representante da Direção Antinarcóticos da Polícia Nacional da Colômbia, Hernando Vega, ressaltou a contribuição do encontro para o fortalecimento dos canais de comunicação e do intercâmbio de informações entre os três países. Segundo o tenente coronel, “[o encontro] pode garantir melhor efetividade no controle e monitoramento imediato e eficaz das informações detidas individualmente por cada uma das autoridades envolvidas”.

Durante os dois dias de atividade, os participantes também compartilharam experiências bem sucedidas das Polícia Federal do Brasil e Polícias Nacionais da Colômbia e do Peru em matéria de operações e cooperação para a investigação policial conjunta do tráfico de drogas. Como exemplo, o adido da Polícia Federal do Brasil no Peru, Jorge Chastalo Filho, destacou o intercâmbio entre policiais peruanos e brasileiros na Região Norte para aprimorar a comunicação e a produção de inteligência, mediante convênio firmado entre os dois órgãos.

Os participantes também debateram a condução de técnicas investigativas especiais e operações conjuntas, conforme recomenda a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Transnacional Organizado (UNTOC), e de acordo com a legislações de cada país. Para o representante da Direção Antidrogas do Peru, Comandante Miguel Palma, “a reunião é uma iniciativa sem precedentes e servirá, no futuro, para planejar e executar operações policiais em nível tático, e também orientar decisões em nível estratégico, com o objetivo de alcançar maior eficácia e eficiência na luta contra o crime organizado na Amazônia”.

Perspectiva regional

A visita de intercâmbio foi realizada como parte do projeto PRIS-COOP, que visa promover a disseminação e a adoção de práticas inovadoras e interinstitucionais para fortalecer a gestão penitenciária e o enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas, em consonância com os padrões mínimos internacionais.

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias