Formação online para gestores aborda prevenção do uso de drogas baseada em evidências

Brasília, 1 de dezembro de 2022 – A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promoveram, ontem (29) a primeira sessão online da Oficina de Formação em Prevenção EUPC - European Prevention Curriculum.

A formação online, realizada no âmbito do Projeto de Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (SINAP), é uma cortesia do Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência (OEDT) e da European Society for Prevention Research (EUSPR). Ao todo, serão realizados cinco encontros formativos online nos dias 29 e 30 de novembro, e 1, 7 e 8 de dezembro, facilitados pelos european master trainers Gregor Burkhart e Larissa Nobre Sandoval.

Durante a abertura do evento, o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, destacou a importância da atuação conjunta, a partir da cooperação internacional, em prol da prevenção no Brasil.

“Temos trabalhado juntos em diversas ações de enfrentamento às drogas e na construção do Sistema Nacional de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, o SINAP. Temos feito acordos de cooperação técnica com o UNODC e parcerias com o PNUD em ações de redução de demanda de drogas nas mais variadas frentes. São programas articulados, baseados em evidência”, pontuou.

Como parte desses esforços, o objetivo da formação EUPC é iniciar o processo de adaptação do currículo de treinamento sobre prevenção voltado a gestores, que se somará a outros programas de prevenção já adaptados ao contexto do país, como o Elos, #TamoJunto e Famílias Fortes.

“Programas de prevenção são eficazes quando respondem às demandas da comunidade, envolvem todos os atores relevantes e são baseados em evidência científica. Já apoiamos o governo brasileiro no passado no processo de identificação e adaptação ao contexto nacional de programas de prevenção voltados aos ambientes escolar e familiar, portanto este, com enfoque em gestores, poderá se somar aos demais ampliando o leque de possibilidades para as ações de prevenção de forma sistêmica”, afirma Nara de Araújo, Oficial de Ligação do UNODC.

Além de representantes da SENAPRED e do UNODC, as sessões formativas reúnem representantes da gestão, da área acadêmica e outros profissionais que atuam no campo, como membros de forças policiais, entre outros.

Grupo focal - Após a formação online, participantes selecionados seguirão o debate nos dias 15 e 16 de dezembro, em Brasília, onde atuarão em grupos focais para adaptação cultural e de

contexto do curso e do manual EUPC, de forma que seja aplicável para a realidade brasileira. Também serão discutidas questões estratégicas importantes para garantir a qualidade e o padrão dos cursos EUPC.

O currículo europeu de prevenção (EUPC) foi projetado especificamente para fornecer conhecimentos essenciais de prevenção a representantes da gestão sobre as intervenções e abordagens comprovadamente eficazes de prevenção. “O objetivo do EUPC é de “sacudir” os sistemas de prevenção e dar impulsos para a sua inovação em vez de alinhar a prevenção à situação existente de um país”, explicou Gregor Burkhart, um dos facilitadores da formação. 

 *****

   

Para aprender mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias