UNODC, PNUD, ONU-Habitat e Instituto Igarapé apresentam resultados da iniciativa Cooperação Pernambuco

Brasília, 16 de dezembro de 2022 –  O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Instituto Igarapé apresentaram, no dia 12 de dezembro, os resultados das atividades desenvolvidas no âmbito da Cooperação Pernambuco, durante o seminário Estratégia de Prevenção Qualificada das Violências: Conquistas e Desafios da Cooperação Pernambuco, realizado em Olinda, PE. 

Resultados - o coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC, Nivio Nascimento, expôs as entregas do UNODC ao longo de quase três anos da Cooperação Pernambuco. O papel do UNODC, nesse contexto, tem sido de implementar soluções técnicas, junto ao estado de Pernambuco, para a consolidação de uma perspectiva de prevenção ao crime e à violência que fortaleça fatores protetivos e mitigue fatores de risco da população local. Para isso, o UNODC tem apoiado o estado na construção de ferramentas de planejamento, monitoramento e avaliação, aliadas à discussão internacional com especialistas do UNODC Brasil e global. 

O Roadmap do UNODC na Cooperação Pernambuco sistematiza as principais entregas da organização no estado e pode ser acessado aqui.  

No evento, o UNODC realizou a entrega de duas publicações que consolidam parte desses resultados. A primeira delas é a “Estratégia Pernambucana para Prevenção ao Crime e à Violência”, que apresenta  o planejamento da política de prevenção do estado por meio do Marco Lógico das Violências de Pernambuco. Tal planejamento é acompanhado por uma Matriz de Indicadores de Monitoramento que reúne as principais métricas para mensurar a implementação e o desempenho da política local, baseada em ferramentas internacionais sobre o tema e com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A publicação é fruto do trabalho do UNODC no estado e pode ser acessada aqui.

A segunda publicação lançada foi o relatório final da “Pesquisa de Mapeamento dos Serviços de Tratamento: Transtornos Associados ao Uso de Drogas no Estado de Pernambuco, que traz os resultados de uma pesquisa inédita no Brasil, na América Latina e no Caribe, com um mapeamento detalhado de toda a rede de apoio às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas nos 184 municípios do estado e o território de Fernando de Noronha. Ela pode ser acessada aqui.  

O UNODC lançou ainda o Edital de Seleção de Jovens do Projeto Embaixadoras e Embaixadores da Juventude, a ser implementado em 2023; o Edital de Seleção de Consultor Técnico Especializado para Qualificação da Rede de Atendimento de Pessoas em Situação de Violência, do Programa Atitude; bem como foram entregues os certificados da Formação técnica em prevenção da violência e implementação de projetos, realizada em outubro deste ano para 29 ONGs selecionadas por Edital da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco (SPVD).

“O UNODC utilizou sua expertise, as boas práticas internacionais e a literatura científica especializada no apoio à formulação da política de prevenção de Pernambuco para apoiar tomadas de decisões de maneira assertiva, baseadas em evidências e focadas na prevenção, para assim reduzir fatores de risco e reforçar fatores protetivos”, explicou Nivio Nascimento.

Relatórios - a diretora de Programas do Instituto Igarapé, Melina Risso, destacou a importância da metodologia de funcionamento do Observatório Estadual de Prevenção à Violência, instituído por decreto em 2021. O observatório é uma ferramenta da política de prevenção de Pernambuco, que busca entender a composição, os públicos e os problemas específicos dos 62 territórios mapeados, para uma atuação de forma assertiva e eficiente. Sua formação inclui secretarias e outros órgãos da administração estadual, com subsídios do Instituto Igarapé e participação sistemática do UNODC no suporte técnico às discussões.  

Cooperação Pernambuco - iniciativa multiagência, liderada pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), que conta com a participação do UNODC, do PNUD, do ONU-Habitat e do Instituto Igarapé. Trata-se de esforço conjunto para desenvolver conhecimento e compartilhar metodologias inovadoras e integradas que possam fortalecer ações de prevenção social e situacional dos crimes e das violências, assim como de cuidados às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas no estado de Pernambuco.

Saiba mais sobre o trabalho do UNODC na área de enfrentamento ao uso de drogas.

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as notícias