UNODC lança teste piloto de pesquisa de prevalência para reduzir trabalho forçado no setor de mineração de ouro no Pará 

Itaituba, 27 de janeiro de 2023 - De 16 a 27 de janeiro, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa de Opinião (NORC) da Universidade de Chicago e o instituto de pesquisa brasileiro Papel Social, lançou, no âmbito do Projeto Tapajós, o teste piloto da "Pesquisa de Prevalência para Reduzir o Trabalho Forçado no Setor de Mineração de Ouro", em Itaituba, no estado do Pará

A fase atual, anterior à pesquisa principal, visa proporcionar capacitação adequada aos coordenadores de campo e realizar entrevistas preliminares para testar como as questões e a metodologia do estudo foram recebidas pelos mineradores no campo.  

O objetivo geral da pesquisa é desenvolver melhor compreensão do trabalho forçado na mineração de ouro no estado do Pará para preencher uma lacuna crítica de conhecimento e informar futuros esforços antitráfico. Após Santarém, Itaituba é a principal cidade de médio porte da região de Tapajós, reunindo aproximadamente 80% de todos os locais de mineração da região.

Ao longo de duas semanas, a equipe visitou três das seis cidades selecionadas para a pesquisa principal e completou 25 entrevistas. Durante a próxima fase, estão programadas mais 12 entrevistas. 

Esse exercício foi fundamental para os ajustes finais no questionário e no escopo do estudo. Os conhecimentos compartilhados nesse período estão sendo incorporados ao projeto da pesquisa, estabelecendo as bases para a coleta de dados massiva que terá início em 6 de fevereiro. 

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias