Polícia Federal e UNODC apoiam visita de autoridades norueguesas à Amazônia

A periferia de Belém, no Pará, considerada a porta de entrada para a região amazônica brasileira, tem indícios de prevalência de grupos do crime organizado convergindo para a prática de crimes graves, como o desmatamento, a mineração ilegal, o tráfico de cocaína, ouro, cannabis, vida selvagem, madeira e armas de fogo.

Em 25 de março de 2023, a Polícia Federal (PF), em estreita coordenação com o UNODC Brasil, apoiou a visita de campo ribeirinha do ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, em Belém e regiões próximas. Participaram também da visita, o diretor da Iniciativa Internacional de Clima e Floresta da Noruega (NICFI),o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud e o oficial de programa da Seção de tráfico de animais silvestres da Divisão de Narcóticos e Aplicação da Lei do Departamento de Estado dos Estados Unidos (INL).

Em uma viagem de duas horas, em três embarcações de fiscalização marítima pela Baía de Marajó , agentes da Polícia Federal da Divisão de Crimes Ambientais e da Divisão de Polícia Marítima, reportaram à delegação os distintos desafios enfrentados pela fiscalização na região.  Ao chegarem ao Porto de Vila do Conde, um ponto atrativo para o tráfico de mercadorias ilícitas, a Polícia Federal fez uma apresentação destacando suas recentes operações bem-sucedidas, bem como as prioridades para os próximos anos.

Também foram discutidos desafios, como a dificuldade de acesso a áreas remotas no estado do Pará, visto que alguns desses locais só podem ser acessados por helicóptero ou barcos. Ao encerrar a visita, o ministro Eide elogiou a dedicação da Polícia Federal e reiterou a importância da forte relação bilateral entre a Noruega e o Brasil, que visa reduzir o desmatamento e os crimes ambientais na Amazônia brasileira.

Desde 2017, o governo norueguês, por meio do NICFI, tem apoiado o Programa de Assistência à Aplicação da Lei do UNODC para a Redução do Desmatamento Tropical (LEAP), que é implementado em cooperação com a INTERPOL em oito países da América Latina e do Sudeste Asiático, incluindo o Brasil. Durante um workshop técnico do LEAP, realizado no Porto de Belém, em agosto de 2022, agentes das forças de segurança do do governo brasileiro apreenderam cerca de 130 metros cúbicos de madeira ilegal.

Saiba mais sobre o Programa de Assistência à Aplicação da Lei do UNODC para Reduzir o Desmatamento Tropical (LEAP

     

Learn more: http://www.agenda2030.com.br/   

All stories