UNODC Brasil propõe desenvolvimento sustentável para combater as drogas em comunidades vulneráveis 

Fortaleza, Brasil, 26 de abril de 2023 - O Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC) no Brasil participou do “Seminário Internacional COPOLAD III: Drogas, Vulnerabilidades e Territórios Urbanos”, que teve por objetivo apresentar estratégias sobre políticas de drogas e desenvolvimento sustentável. O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD/MJSP) e pela União Europeia em parceria com o COPOLAD.

Realizado no Ceará, de 24 a 26 de abril, o encontro reuniu gestores governamentais e especialistas de 23 países da América Latina, do Caribe e da Europa, além de representantes da sociedade civil, da academia e de organismos internacionais. O encontro teve como objetivo gerar propostas para melhorar os resultados e impactos das políticas de drogas relacionadas ao desenvolvimento sustentável em comunidades, com foco nas políticas de redução de pobreza e desigualdade, e melhoria do espaço urbano, do meio ambiente e da segurança pública.

Representando o UNODC, estavam o coordenador global de Desenvolvimento Alternativo/Meios de Vida Sustentável, Thierry Rostan, e o oficial de projeto do Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco, Rafael Sales, que compuseram a mesa da sessão “Territorialização, Desenvolvimento e Comunidades Vulneráveis”, juntamente com a Secretária Nacional sobre Drogas do Brasil, Marta Machado. 

A sessão buscou analisar, debater e esclarecer a territorialização de estratégias de desenvolvimento sustentável em comunidades vulneráveis ​​relacionadas às drogas.

Para Thierry Rostan, que apresentou a abordagem do UNODC sobre Desenvolvimento Alternativo/ Meios de Vida Sustentável, “a comunidade deve ser parte da solução. É importante trabalhar na reintegração socioeconômica para reduzir o crime nas áreas afetadas pela falta de oportunidades”, afirmou. 

Já Rafael Sales apresentou a ação do UNODC no âmbito do Programa de Prevenção à Violência e às Drogas em Pernambuco e destacou a importância de “construir políticas que atuem de maneira antecipada na escalada da violência. E é preciso fazer isso com base em evidências científicas”. 

No terceiro dia de Seminário foram realizados diálogos sobre “Abordagens Integrais ao Microtráfico de Drogas”, tendo como norteador fundamental o avanço na discussão sobre a dinâmica do microtráfico e as intervenções para sua prevenção, além dacoordenação e cooperação sobre drogas entre os países presentes no evento.  

Para saber mais sobre o trabalho do UNODC no âmbito do Programa de Prevenção à Violência e às Drogas em Pernambuco, acesse aqui

Para saber mais sobre o trabalho do UNODC na temática de Desenvolvimento Alternativo/ Meios de Vida Sustentável, acesse aqui.

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias