Em Recife, UNODC promove agenda para 6ª edição do programa Embaixadores da Juventude 

Recife, Brasil, 11 de maio de 2023 - A Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU) é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Desde 2017, a promoção dos (ODS) tornou-se o maior objetivo do Programa do  Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC) “Embaixadores da Juventude” no Brasil, atuando como pilar na discussão de importantes temas, como: paz e justiça, igualdade de gênero, erradicação da pobreza, empreendedorismo, meio ambiente, saúde e bem-estar.

De 9 a 11 de maio, o UNODC no Brasil promoveu agendas para o planejamento da “6ª edição do Programa de Formação Embaixadores da Juventude”. A atividade foi realizada no âmbito da parceria entre o UNODC e o Estado de Pernambuco. Criado em 2016, o Programa já formou mais de 120 jovens nas cinco edições realizadas em Brasília, no Distrito Federal, em Belém do Pará, Salvador e São Paulo.

O objetivo da formação foi de engajar jovens pernambucanos de 18 a 25 anos em contextos de alta vulnerabilidade socioeconômica e capacitá-los para atuarem em espaços de diálogo e deliberação, como foros nacionais e internacionais, nas temáticas de prevenção à violência e ao uso de drogas, juventude e cidadania, tornando-se multiplicadores dos ODS e da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Para tanto, o UNODC organizou reuniões com atores do Estado de Pernambuco, que trabalham localmente, representando e defendendo os interesses de suas localidades. No período, foram realizadas agendas com representantes do Governo Estadual de Pernambuco, com as Secretarias Executivas de Drogas e Prevenção e com articuladores dos Núcleos de Prevenção Social. O UNODC organizou também um encontro com lideranças jovens e entidades da sociedade civil, e durante a tarde com instituições acadêmicas de Pernambuco e pesquisadores da área da juventude.

Representando o UNODC estavam o especialista em Segurança e Compliance e Supervisor Técnico da Área de Corrupção e Integridade, Eduardo Pazinato; o oficial de projeto do Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco, Rafael Sales; a oficial de Projetos, Chantal Castro; e o assistente de Projeto para Políticas de Drogas e Dados, Jardel Loeck.

Saiba mais sobre o Programa Embaixadores da Juventude aqui e sobre o trabalho do UNODC em Prevenção ao Crime e Justiça Criminal aqui

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias