Assinatura de Convênio UNODC com o grupo Caixa Seguros sobre o programa Jovens de Expressão

Bo Mathiasen

Senhoras e senhores, jovens e instrutores, autoridades aqui presentes, boa tarde. É com grande satisfação e alegria que em nome do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime para o Brasil e o Cone Sul assino hoje este projeto com o Grupo Caixa Seguros para disseminar as tecnologias sociais e ampliar o alcance do programa Jovem de Expressão.

Como sabemos, os nossos jovens enfrentam hoje um mundo mais complexo do que era poucos anos atrás. Hoje, é possível ter acesso a todo tipo de informações e produtos. O campo de possibilidades aberto aos nossos jovens é muito maior do que em tempos passados. Mas, lamentavelmente, os jovens estão cada vez mais vulneráveis à violência. Principalmente nos lugares como os atendidos pelo Jovem de Expressão.

Como vemos em diversos estudos realizados tanto por instituições brasileiras quanto internacionais, os jovens são mais vulneráveis à violência - eles correm um risco maior de serem vítima de um acidente, de um crime, de uma bala perdida, enfim, das situações que representam risco à vida. São eles também o grupo mais vulnerável às drogas. Pois é, principalmente durante a juventude em que surgem as primeiras oportunidades de se experimentar alguma substância como o álcool ou o tabaco, ou drogas ilícitas como por exemplo a maconha, a cocaína e até mesmo o crack.

Ser jovem não é fácil. A conquista de maior autonomia e liberdade, o poder da escolha, também representa maior responsabilidade. E é nesse momento em que nós, como pais, agentes sociais, representantes das instituições do governo, de empresas privadas ou até mesmo de organismos internacionais, precisamos estar presentes - oferecer aos nossos jovens um ambiente saudável, seguro e que conte com as mais diversas opções para que eles tenham a oportunidade de fazer as melhores escolhas possíveis.

Para isso, a responsabilidade da formação dos jovens não pode depender exclusivamente das famílias, das escolas ou dos governos, mas deve ser também uma responsabilidade da sociedade como um todo, inclusive da iniciativa privada.

Por isso, desde os primeiros contatos com o Grupo Caixa Seguros o que mais me chamou a atenção é que se trata de uma empresa privada assumindo a sua responsabilidade social na prevenção da violência.

O programa "Jovem de Expressão" tem a preocupação de garantir o acesso a uma informação de qualidade, a serviços que dêem o apoio que os jovens precisam, bem como oferecer atividades de que estimulem todas as potencialidades da juventude. Estes aspectos são fundamentais para garantir o bem-estar e maior sucesso dessas pessoas que serão os adultos de amanhã.

Além disso, o estimulo à melhoria nas condições de vida das comunidades, com vistas a reduzir a vulnerabilidade ao crime e à violência está em plena sintonia com as Diretrizes das Nações Unidas de Prevenção ao Crime e com o mandato do UNODC.

Não é por acaso que o Grupo Caixas Seguros, responsável pela idealização do Jovens de Expressão, passou a integrar o Pacto Global das Nações Unidas, que estabelece diretrizes e metas para a atuação sustentável e cidadã do mercado financeiro e empresarial em todo o mundo. O objetivo do Pacto Global é mobilizar a comunidade empresarial internacional a adotar valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Outro ponto forte do Jovens de Expressão é a preocupação em estreitar laços sociais dos jovens por meio de medidas que incluem saúde, educação, trabalho e emprego, entre outros aspectos essenciais para o seu desenvolvimento integral.

Entre as diretrizes do programa está a transformação social do jovem pela adoção de novos conhecimentos, atitudes e práticas que levam ao empoderamento, que por sua vez os torna menos vulneráveis.

É fato. Investir na juventude hoje significa também prevenir a violência, aumentar a empregabilidade e gerar riquezas para a sociedade. Aliás, cada vez mais a iniciativa privada assume um papel fundamental na transformação social, muitas vezes preenchendo ou no mínimo complementando o trabalho dos governos de promover o desenvolvimento humano.

Exemplo disso são os diversos projetos de responsabilidade social da Caixa Seguros, que promovem a saúde dos jovens, como o Causa Social, o projeto Aquecimento Global, que busca neutralizar os efeitos dos gases estufa, e o Venda cidadã, em que a empresa promove cidadania ao doar parte das vendas de seus produtos a programas sociais. Isso, para citar apenas alguns dos projetos de responsabilidade social da empresa.

Mas essas ações não podem depender apenas de uma instituição e suas parceiras, como no caso da Caixa Seguros. Por isso, o Jovem de Expressão também inclui o compartilhamento de boas práticas.

Hoje, vocês recebem uma coleção com quatro volumes que apresentam as tecnologias sociais do programa. A idéia é que esta experiência que tivemos junto à Caixa Seguros com o Jovem de Expressão seja replicada e aperfeiçoada com a contribuição de cada novo parceiro do programa.

Pois somente com a participação efetiva de cada um de nós nos nossos mais diversos papéis sociais será possível garantir aos nossos jovens uma juventude mais digna e repleta de oportunidades que levem a um futuro melhor.

Brasília, 31 de agosto de 2010