Balanço da Carta-Acordo entre o UNODC e a UFMG

Discurso Rodrigo Vitória

Senhoras e senhores,

E com prazer que represento, neste evento, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Hoje é um dia de grande alegria para nós, eis que temos a oportunidade de fazer um balanço da carta-acordo firmada com a UFMG no âmbito da parceira entre o UNODC e a Controladoria-Geral da União.

Essa parceria, assinada em 2009, é de grande importância e simbolismo, pois resulta na divulgação de uma importante pesquisa sobre a percepção da corrupção no poder público.

Com base nessa parceria, ao longo dos 2 últimos anos, a parceria entre o UNODC e a UFMG procurou produzir dados que permitam, não só o estudo desse fenômeno, mas também no desenvolvimento de políticas públicos que possam melhor enfretá-lo.

Através de dados como os produzidos pela UFMG, o UNODC espera que sejam desenvolvidas boas práticas e ferramentas que busquem fortalecer o Poder Público na luta contra essa prática condenável.

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, da qual o UNODC é guardião, estabelece medidas para a construção de uma cultura de ética e integridade em todos os setores da sociedade.

Mas, para que esse instrumento seja eficaz, é preciso vontade política e ações que envolvam não só o governo, mas a sociedade como um todo.

Senhores, atos de corrupção podem, às vezes, dar a sensação de rapidez em negociações e resultados. Mas, no fundo, a corrupção distorce a competitividade, deteriora mecanismos do livre mercado, gera insegurança no meio empresarial e afugenta novos investimentos.

Acima de tudo, a corrupção ameaça o desenvolvimento social e econômico dos países e coloca em risco o Estado Democrático de Direito.

Por outro lado, da mesma forma que a corrupção atinge países do mundo inteiro, ela também pode estar presente em qualquer setor da sociedade.

Daí a importância do compromisso de todos com a construção de uma cultura de anticorrupção. A luta contra a impunidade e a corrupção também deve ser um trabalho constante. É preciso as ações como esta tenham continuidade.

Por isso, ao mesmo tempo em que manifesto o meu orgulho pelos resultados desta parceria entre o UNODC, a CGU e a UFMG, aproveito também para fazer um alerta: os esforços não podem se esgotar na conclusão de projetos e de pesquisas.

A luta contra a corrupção deve ser uma preocupação constante e motivo de novas parcerias, pesquisas e programas abrangentes e inovadores, que busquem garantir cada vez mais transparência e integridade em todos os tipos de negociações e gastos públicos.

Senhores: somente com a participação efetiva e permanente de todos os setores da sociedade no combate à corrupção seremos capazes de construir uma sociedade mais justa, íntegra e ética.

Os resultados de parcerias como esta mostram que o Brasil está no caminho certo, e esse esforço deve continuar.

Muito obrigado.

29 de março de 2011