TERMO DE REFERÊNCIA

Estagiárias/os de Projeto

Modalidade e nível contratual: Estágio

Duração do contrato: 6 meses (sem possibilidade de renovação)

Supervisão: Assistente Sênior de Projeto; Oficial de Projeto; Supervisora de Proteção Social; Supervisor de Dados e Informações

Idiomas necessários: Português e inglês

Local de atuação: Home-based. As pessoas selecionadas precisarão ter acesso a computador e boa conexão de internet.

Prazo para candidaturas: Até 23h59 do dia 07 de março de 2021.

1.   OBJETIVO

Conduzir processo de seleção de pessoas para assumirem o posto de Estagiárias/os de Projeto, em conexão às seções de Juventude, Prevenção do crime e Agenda 2030; Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes; Audiências de Custódia, judiciário e penitenciário.

2. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES E OBJETIVOS ESPERADOS

A pessoa que assumir o posto de Estagiária/o desempenhará as seguintes funções:

  • traduzir documentos de-para português, inglês e espanhol;

  • auxiliar em outras demandas, caso seja necessário;

  • assistir na produção de relatórios e análises referentes às áreas temáticas do UNODC;

  • conduzir pesquisas para levantar insumos aos oficiais de projeto;
    Assistir na construção de banco de dados e na análise de estatística básica;

  • fornecer suporte a processos de gestão de consultorias;

  • apoiar na elaboração de pautas e atas de reuniões;

  • participar em reuniões internas e externas;

  • comunicar-se com demais colaboradores para levantar informações e documentos necessários para o projeto;

  • realizar outras tarefas conexas, quando solicitadas.

3. REQUISITOS DE QUALIFICAÇÃO

Obrigatórios

  1. Estar matriculado em um programa de graduação (pelo menos no 3º semestre) ou em um programa de pós-graduação. Candidatas/os já graduadas/os são elegíveis em até 1 ano após a data de graduação.

  2. Domínio do português e do inglês.

  3. Nacionalidade brasileira ou autorização legal para trabalhar no Brasil.

Diferenciais

  • Experiências prévias de estágio em organizações internacionais ou organizações não-governamentais.

  • Experiência com edição e/ou design de imagens e outras peças gráficas.

  • Domínio do espanhol será considerado um diferencial.

5. TERMO DE REFERÊNCIA DISPONÍVEL Aqui

6. COMO SE APLICAR PARA O POSTO

Pessoas interessadas terão até 23h59 (horário de Brasília) de 07 de março de 2021 para:

  1. Enviar carta de motivação e formulário P11 para o e-mail unodc-brazil.recrutamento@un.org com o assunto “Estágio de Projeto – [NOME DA PESSOA]”.

    • A carta de motivação deverá ter no máximo 1 página. O arquivo deverá ser nomeado de acordo com o seguinte modelo: “Carta - seu nome e seu sobrenome”;
    • O formulário P11 deverá ser enviado necessariamente seguindo a versão do documento que pode ser encontrada clicando aqui;
    • O formulário P11 deve ser preenchido por completo e assinado ao final. O arquivo deverá ser enviado com a seguinte nomenclatura: “P11 – seu nome e sobrenome”
  2. Responder o formulário de inscrição que pode ser acessado clicando aqui.

Dentre as candidaturas válidas, de acordo com as qualificações obrigatórias, uma lista curta de pessoas que melhor pontuem conforme as qualificações solicitadas serão convidadas a participar de avaliação de conhecimentos e de entrevista, em dias e horários a serem posteriormente sugeridos e informados pelo UNODC.

Observações finais

Confirmações de recebimento de inscrições não poderão ser disponibilizadas.

Apenas as pessoas qualificadas para as fases de avaliação de conhecimento e de entrevista serão contatadas. Caso não receba comunicação nossa em até 60 dias após o prazo de inscrições, considere que sua candidatura foi desqualificada no processo.

O Programa de Estágio do UNODC é inteiramente vinculado e regido pela Instrução Administrativa ST/AI/2020/1, que pode ser acessada aqui. Isso pode constituir óbice para algumas faculdades e outros centros educacionais para reconhecimento do programa de estágio. O UNODC não se responsabiliza pelo assunto, podendo tomar ações somente em consonância com a Instrução Administrativa mencionada.

O Programa de Estágio do UNODC é voluntário. As regras das Nações Unidas não permitem remuneração ou compensação de qualquer tipo, e a/o candidata/o selecionada/o deve arcar com seus próprios custos de vida na cidade de atuação.

O objetivo do Programa de Estágio não é resultar em um emprego junto às Nações Unidas, mas complementar os estudos de um estagiária/o. Portanto, não deve haver expectativa de emprego após o estágio. As/os estagiária/os não poderão se candidatar ou serem nomeadas/os para qualquer cargo nas categorias Professional ou superior ou nos níveis FS-6 e FS-7 da categoria Field Service em qualquer organização/escritório pertencente ao Secretariado das Nações Unidas, independentemente da fonte de financiamento ou tipo e duração da nomeação, por um período de seis meses após o término de seu estágio.

As/os estagiária/os são responsáveis pelos custos decorrentes de acidentes e/ou doenças incorridos durante o seu estágio no UNODC.

As/os estagiária/os são obrigada/os a manter confidencial toda e qualquer informação não publicada adquirida durante o curso de seus estágios e não podem publicar quaisquer relatórios ou trabalhos com base nas informações obtidas, a menos que autorizados pelo UNODC.

O programa de estágio do UNODC no Brasil dura seis meses, em regime de meio período, com 20 horas a serem cumpridas por semana.

Nas Nações Unidas, a consideração primordial no recrutamento e contratação de funcionários é a necessidade de garantir os mais altos padrões de eficiência, competência e integridade, levando em consideração a diversidade geográfica. Todas as decisões de emprego são tomadas com base nas qualificações e nas necessidades organizacionais. As Nações Unidas estão comprometidas em criar um ambiente diverso e inclusivo de respeito mútuo. As Nações Unidas recrutam e empregam funcionários independentemente de identidade de gênero, orientação sexual, raça, religião, cultura, etnia ou deficiência. Pode ser fornecida acomodação razoável para pessoas candidatas com deficiência para apoiar a participação no processo de recrutamento, quando solicitado e indicado na inscrição.

O Secretariado das Nações Unidas está comprometido em alcançar equilíbrio de gênero 50/50 em sua equipe. Por este motivo, candidatas são fortemente encorajadas a se aplicar a esta posição. Afrodescendentes, travestis e transexuais, indígenas, quilombolas, pessoas vivendo com HIV, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis também são encorajados a se candidatarem.