ONUDC reforça papel dos jovens na prevenção do abuso de drogas em Cabo Verde

Estima-se que 41,3% dos usuários de drogas em Cabo Verde tenham entre 15 e 24 anos e que a média de idade para o primeiro contato com drogas seja 17 anos. Também se sabe que o álcool é a substância favorita dos adolescentes, com 45,4% dos estudantes admitindo ter experimentado álcool pelo menos uma vez na vida. Com efeito, os jovens de Cabo Verde constituem um grupo-alvo importante para os esforços do ONUDC de prevenir o abuso de álcool e outras drogas no país. "O abuso de substâncias afeta a sociedade como um todo, e a única maneira de lidarmos com esse flagelo é como uma comunidade", reiterou a coordenadora sênior do Escritório do Programa ONUDC em Cabo Verde (POCV), Cristina Andrade. A educação por pares é uma ferramenta eficaz para promover comportamentos saudáveis ​​entre os adolescentes; nesse sentido, esta atividade de treinamento teve como objetivo fortalecer a prevenção do uso de drogas, destacar a importância do papel de "multiplicador" e as vantagens da educação por pares.

O mandato do ONUDC é de ajudar os Estados Membros em seus esforços para combater drogas ilícitas, crime e terrorismo. Dentro deste mandato, um dos objetivos do Escritório do Programa do ONUDC em Cabo Verde (POCV) é prevenir, reduzir e minimizar os efeitos relacionados ao uso de drogas no país. Em conformidade com o Programa Nacional Integrado de Luta contra Drogas e Crimes Conexos, a Comissão de Coordenação do Álcool e Outras Drogas (CCAD), com a assistência técnica do ONUDC, ministrou uma formação para cerca de 30 jovens da comunidade de Cobon, onde já foram relatados casos de abuso de álcool e outras drogas entre jovens.

Esta atividade não apenas aborda a discriminação e o estigma que os dependentes de drogas e álcool enfrentam em Cabo Verde, mas também capacita os jovens. Ao prepará-los para apoiar seus colegas que possam estar na luta contra o abuso de drogas e álcool, eles podem ter um impacto direto em suas comunidades. O conteúdo do treinamento abrangeu os conceitos básicos da dependência de drogas, abordando tópicos como as causas e consequências da dependência química.

 

                                           
   
Participantes durantes o treinamento.

Com o objetivo de preparar os participantes para situações reais, também foi realizada uma simulação de "como aconselhar". Como resultado, 30 jovens foram capacitados com ferramentas e conhecimentos que poderão usar para apoiar outros na prevenção do uso de álcool e drogas em sua comunidade. Os participantes também compartilharam algumas situações delicadas que enfrentaram com suas famílias e entes queridos e disseram que essas abordagens os ajudarão a superar barreiras em sua comunidade.

   
 Photo de grupo dos participantes do treinamento .
 
Imagem da fachada exterior do centro onde o treinamento foi realizado le em criolo "todos nos devemos fazer nossa parte na comunidade…".

Esta atividade está alinhada com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) de Cabo Verde e com o Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UNSDCF) para promover programas que reduzam o consumo de drogas e álcool, especialmente entre jovens em situações vulneráveis; Aumentar a conscientização dos jovens sobre questões de abuso de drogas contribui para a consecução do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3.5, que tem como objetivo "reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool" e a meta transformadora da ONU da Agenda 2030 de "não deixar ninguém para trás".