Brasil sediará treinamento internacional para tratamento da dependência de drogas

Photo: UNODC11 de setembro de 2009 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciam na próxima segunda-feira (dia 14), em Campinas (SP), as atividades da Fase II do Projeto Global TREATNET - Rede Internacional de Tratamento, Centros de Pesquisa e Reabilitação da Dependência de Drogas.

O TREATNET tem como objetivo a prestação de assistência técnica, treinamento, identificação e divulgação de boas práticas, bem como explorar as possibilidades e reforçar as experiências já existentes nos países. O Programa conjunto visa aumentar o nível de conscientização sobre a dependência de drogas como uma doença tratável.

O Brasil está entre os 21 países que integram essa rede e receberá, de 14 a 26 de setembro, um grupo de 43 técnicos e especialistas de cinco países latino-americanos: Brasil, Colômbia, Haiti, Nicarágua e Peru. Os participantes serão capacitados na utilização de uma metodologia desenvolvida na Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos.

Durante dois anos, os profissionais capacitados se comprometem a replicar a metodologia, a cada dois meses, a outras 15 pessoas - formando, assim, uma rede multiplicadora de conhecimento nessa área. Essa atividade faz parte de um projeto global do UNODC e da OMS para ampliar a oferta de tratamento para a saúde mental e a dependência de drogas.

Uma das instrutoras da segunda fase do projeto é Graziella Barreiros, do Centro de Apoio Psicossocial de Diadema (SP). Ela explica que a metodologia desenvolvida nos Estados Unidos serve como uma referência básica, mas cada país participante procura adaptar a metodologia à realidade local. No Brasil, segundo Graziella, a formação na área de saúde é muito genérica e os estudantes saem da faculdade sem um recorte específico para atender a dependência de drogas. "As equipes vão se formando à medida que vão atendendo", explica. Para tentar minimizar esse problema, o projeto TREATNET prevê também a inserção de disciplinas específicas de tratamento de drogas nos cursos universitários da área da Saúde.

Com a implementação dessa metodologia, o UNODC pretende estabelecer padrões de tratamento, baseados em evidências. A proposta é que esses padrões sejam também incorporados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Nosso objetivo é ampliar a capacidade técnica para a prestação de serviços diversificados e eficazes no tratamento da dependência de drogas e serviços de reabilitação, incluindo a capacidade de apoiar o tratamento e atenção do HIV/AIDS", explica Cíntia Freitas, representante adjunta do UNODC para o Brasil e o Cone Sul.

Além dos profissionais do sistema público de saúde, a sociedade civil também participa do treinamento, representada pela APOT - Associação Promocional Oração e Trabalho, que oferece a sede para a realização do treinamento. Com o envolvimento da sociedade civil, espera-se ampliar a padronização de procedimentos junto aos diferentes atores que se dedicam ao tratamento da dependência de drogas.

No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde. "Este projeto é importante para formar profissionais de saúde mental, qualificar o tratamento oferecido pelo SUS e possibilitar a troca de experiências práticas entre profissionais brasileiros e dos outros países", diz Francisco Cordeiro, assessor técnico da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Serviço

A cerimônia de inauguração da segunda fase do Projeto TREATNET será realizada nesta segunda-feira (14/9), às 9 horas, na sede da Associação Promocional Oração e Trabalho - APOT, localizada à Rua Dr. João Quirino do Nascimento, 1601, Vila Brandina, em Campinas, São Paulo.

Mais informações sobre a TREATNET: www.unodc.org/treatment

Todas as notícias