Sobre o UNODC

Sede do UNODC em Viena

O UNODC implementa medidas que refletem as três convenções internacionais de controle de drogas e as convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção.

Há duas décadas, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) tem ajudado a tornar o mundo mais seguro contra as drogas, o crime organizado, a corrupção e o terrorismo. O UNODC está empenhado em alcançar saúde, segurança e justiça para todos, por meio do enfrentamento a essas ameaças e promoção da paz e do bem-estar sustentável como dissuasores para eles.

Tendo em vista a dimensão desses problemas, que muitas vezes é muito grande para que os Estados possam enfrentá-los sozinhos, o UNODC oferece assistência prática e encoraja abordagens transnacionais à ação.

Esse trabalho é realizado, em todo o mundo, por meio dos seus programas globais e da sua rede de escritórios de campo, nacionais e regionais, que cobrem mais de 150 países.  As equipes de campo trabalham diretamente com governos e organizações não-governamentais,  desenvolvem e implementam programas de controle de drogas e de prevenção à criminalidade, sempre adaptados às necessidades locais dos países atendidos.

O trabalho do UNODC é baseado em cinco áreas normativas de atividade:

  • fortalecimento das capacidades dos Estados-membros para enfrentar as ameaças do crime organizado transacional;
  • combate à corrupção e o seu impacto catastrófico nas sociedades;
  • fortalecimento da prevenção do crime e construção de sistemas de justiça criminal eficazes;
  • apoio aos Estados-membros na implementação de uma abordagem equilibrada, abrangente e baseada em evidências para o problema mundial da droga, que aborde tanto a oferta como a procura.
  • Combate ao terrorismo

O Escritório está comprometido em apoiar os Estados-membros na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda 2030 reconhece claramente que o Estado de direito e os sistemas de justiça eficazes e humanos, assim como as respostas orientadas para a promoção da saúde como estratégia de prevenção ao uso de drogas, são facilitadores e fazem parte do desenvolvimento sustentável

Sobre o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil

UNODC

Desde 1991, o UNODC atua no Brasil com o objetivo de apoiar o Governo brasileiro no cumprimento das obrigações assumidas ao ratificar as Convenções da ONU sobre Controle de Drogas e os doze instrumentos multilaterais sobre o terrorismo. O Brasil ratificou a Convenção da ONU contra o Crime Organizado, seus três Protocolos (contra o Tráfico de Seres Humanos, contra o Contrabando de Migrantes e contra o Tráfico de Armas) e a Convenção da ONU sobre Corrupção.

Em 2001, o UNODC Brasil expandiu sua área de atuação geográfica e passou a ser regional, cobrindo os países do Cone Sul: Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Em maio de 2013, o escritório regional passou a ser um Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, focado em cooperação regional e inter-regional, incluindo iniciativas Sul-Sul, com ênfase em promover a colaboração e o diálogo com outros países.

Já em 2020, o escritório decidiu concentrar seu trabalho no Brasil onde pretende avançar nas suas principais áreas de atuação, em parceria com o Governo brasileiro, no marco das prioridades nacionais na prevenção do crime, no problema mundial das drogas tanto quanto à oferta quanto à demanda e no combate à corrupção.