Campanha recolhe assinaturas pelo acordo na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Photo: UNODC23 de outubro de 2009 Entre os dias 7 e 18 de dezembro, chefes de estado, representantes de governo e da sociedade civil de 170 países se reunirão em Copenhague, Dinamarca, para tratar de um dos assuntos mais preocupantes da atualidade: as mudanças climáticas. O desafio é enfrentar o cenário mundial contraditório, no qual a economia cresce ao passo que os recursos naturais se esvaem, resultando em conseqüências desastrosas, como o aumento da temperatura.

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15) é uma tentativa de selar um novo tratado que substituirá o Protocolo de Kyoto, vigente de 2008 a 2012. Espera-se desse encontro uma aproximação entre governos divergentes, para que sejam criadas metas pautadas em um novo paradigma, equilibrando as necessidades do desenvolvimento e o cuidado com o meio ambiente.

Foi neste contexto que as Nações Unidas lançaram a campanha "Seal the Deal" (sele o acordo, em português), uma petição online assinada pela sociedade civil global que será apresentada aos líderes mundiais em Copenhague. Até o momento cerca de 500 mil pessoas de todas as partes do mundo assinaram o documento. A ação tem o objetivo de pressionar os governos a favor de um acordo justo e simboliza o papel do cidadão comum em decisões de alta complexidade política.

A petição servirá como um lembrete para que os dirigentes mundiais negociem de maneira equilibrada, justa e efetiva. A criação de uma economia global mais sustentável e próspera beneficiará todas as nações e populações. Para participar, basta acessar o site www.sealthedeal2009.org e preencher alguns dados, como nome, e-mail e nacionalidade. Participe você também.

Todas as notícias