Diretor Executivo do UNODC destaca a importância de práticas baseadas em evidências no tratamento do uso de drogas

17 de março de 2015 - "Práticas baseadas em evidências são os melhores meios de prevenir e tratar o uso abusivo de drogas e de por fim à miséria de milhões de pessoas", disse o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, em Viena.

O chefe do UNODC discursou na cerimônia de encerramento da 58ª Sessão da Comissão de Narcóticos (CND), que reuniu cerca de 1.000 participantes entre delegações nacionais, sociedade civil, organizações intergovernamentais e imprensa.

Ao falar sobre a assistência e apoio aos usuários de drogas, Fedotov ressaltou: "Devemos remover a influência danosa da ideologia e oferecer assistência baseada somente na ciência e na pesquisa."

Fedotov observou em seu discurso que as resoluções e as decisões feitas pela CND, principal órgão político sobre controle internacional de drogas, proporcionaram ao UNODC orientações e mandatos adicionais. "Resoluções", ele disse "são uma plataforma para os próprios projetos e programas do UNODC em todo o mundo. Elas permitem que a organização traga benefícios e assistência tangíveis às vítimas de drogas ilícitas."

Durante os nove dias da Comissão, 11 resoluções e uma decisão foram aprovadas sobre questões como proteção de jovens e crianças da venda de drogas ilícitas e novas substâncias psicoativas (NPS) na internet, e fortalecimento da cooperação para identificar e bloquear fluxos de financiamento ligados ao tráfico de drogas.

Fedotov terminou seu discurso falando sobre a Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU sobre o Problema Mundial das Drogas (UNGASS 2016), que acontecerá em Nova York, em abril de 2016. "Estamos chegando ao ponto em nossa jornada coletiva em que a UNGASS 2016 está efetivamente à vista. Graças às deliberações e à visão coletiva [dos delegados] nós estamos bem preparados, mas ainda há um trabalho considerável a ser feito", finalizou.

Saiba Mais:

Commission on Narcotic Drug

Executive Director Yury Fedotov's full speech

Todas as notícias