UNODC participa de ato de destruição de 25 mil armas de fogo

 

Buenos Aires, 15 de agosto de 2016 - No último dia 12 de agosto, na usina siderúrgica Tenasis da cidade de Campana da província de Buenos Aires, a Agência Nacional de Materiais Controlados (ANMAC - ex RENAR), ligada ao Ministério da Justiça e Direitos Humanos, realizou a destruição de 25 mil armas de fogo provenientes do crime. O material se encontrava em depósitos judiciais das províncias de Buenos Aires, Santa Fé e Mendoza.

 

O ato foi supervisionado pelo Ministro da Justiça e Direitos Humanos, Germán Garavano, e pela chefe da ANMAC, Natalia Gambaro, acompanhado pela Ministra da Segurança, Patricia Bullirch, pelo Fiscal Regional de Rosario, Jorge Baclini, pela Coordenadora do Programa Global sobre Armas para América Latina e Caribe do UNODC, Lucía Gómez Cónsoli, além da sociedade civil e autoridades das várias forças de segurança do país.

 

As armas de fogo foram destruídas pelo método de trituração e fundição, reconhecido como um dos métodos mais eficazes e menos poluentes, o que garante a destruição total das armas, impossibilitando a reutilização de peças e componentes.

Essa medida preventiva realizada pela ANMAC - de guardar rapidamente e destruir as armas de fogo apreendidas e desativadas, localizadas em diferentes depósitos judiciais do país, a fim de evitar o desvio para o mercado ilegal - é uma das muitas ações que a agência vêm realizando para combater e erradicar o tráfico ilícito de armas, suas peças e componentes.

   

 

Todas as histórias