Dia Internacional de combate à Corrupção

 

Brasília, 9 de dezembro de 2016 - Hoje é celebrado o Dia Internacional de combate à Corrupção. Este ano, a campanha, desenvolvida pelo UNODC em parceria com a rede de escritórios do PNUD, será realizada com o tema "Unidos contra a corrupção para o desenvolvimento, a paz e a segurança". 

O UNODC pede o compartilhamento da hashtag #UnidosContraCorrupcao (#UnitedAgainstCorruption).

A principal mensagem da campanha de 2016 é que todos têm o poder de se levantar e lutar contra a corrupção. E temos de fazê-lo juntos, UNIDOS. Além disso, combater a corrupção é vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As mensagens a seguir estão relacionadas aos ODS e explicam como a corrupção torna-se um impedimento para o desenvolvimento sustentável em diferentes áreas, como saúde, justiça, educação, ambiente e todos os tópicos relacionados com a Agenda 2030.

O sucesso da Agenda do Desenvolvimento Sustentável requer colaboração entre os governos, o setor privado e a sociedade civil. Todos devemos fazer parte da luta contra a corrupção global. 

A corrupção reduz a capacidade dos governos de prover medicamentos essenciais, ao passo que aumenta o risco de entrega de produtos ineficazes ao mercado.  

 

A corrupção acarreta perda de grande quantidade de fundos públicos. A água potável e o saneamento básico são serviços essenciais que o governo deve oferecer aos cidadãos.

A corrupção e a extorsão, o roubo e a fraude fiscal custam anualmente 1.26 bilhões de dólares para os países em desenvolvimento.                                     

  

A corrupção leva à perda de recursos naturais, dos habitats e da vida silvestre, o que acarreta degradação da sociedade e do meio ambiente.

As mulheres tendem a ser mais alvo de funcionários corruptos do que os homens, porque os prestadores de serviços acreditam que elas são mais vulneráveis à coerção, à violência ou à ameaças.

  

A corrupção atrasa, enfraquece e desvia o crescimento econômico.                                                                                                                                                                            

A corrupção contribui para o aumento dos níveis de delinquência e violência, o que prejudica o crescimento econômico e dificulta o desenvolvimento social, afetando principalmente a classe mais pobre.

  

 

A corrupção afeta fortemente os países mais pobres, marginaliza as populações e aumenta as desigualdades.                                                                                                                                                             

 Você pode ajudar outras pessoas a sua volta a reconhecer as melhores formas de combater a corrupção, compartilhando com eles o guia  "Chamada para Ação".

Você pode também acessar a página da campanha no  Facebook ou ainda o site do  Dia Internacional da Luta contra a Corrupção.

 

 

Todas as histórias