Relatório: crescente fluxo de fentanil provoca acentuado aumento do número de mortes por overdose

 

6 de março de 2017 - O UNODC lançou hoje um relatório que lança luz sobre a ameaça à saúde pública que representam os opióides sintéticos extremamente potentes, como o fentanil e seus análogos. As informações no relatório sugerem que a overdose por fentanyl é duas vezes mais provável do que por heroína. O estudo faz parte do Síntese de Monitoramento Global da UNODC: Programa de Análise, Relatórios e Tendências (SMART), desenvolvido para fornecer relatórios precisos e regulares sobre padrões e tendências emergentes da situação global das drogas sintéticas. 

"A Atualização do Global SMART fornece informações recentes sobre a rápida mudança da situação dos opióides sintéticos no contexto de uma escalada de emergência de saúde pública, resultando em muitas mortes por overdose e tragédias humanas. A atualização contempla a evolução da fabricação, tráfico e padrões de marketing e sugere medidas políticas adequadas ", disse Jean-Luc Lemahieu, Diretor de Assuntos Públicos do UNODC. 

A mais recente atualização SMART - número 17, sob o tema " Fentanil e seus análogos - 50 anos depois" - inclui informações sobre a crescente complexidade do mercado de opiáceos, em particular o grupo fentanil, controles internacionais, evolução dos padrões de utilização e riscos associados, desenvolvimentos globais na fabricação e tráfico de análogos de fentanil e seus precursores.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas. Por outro lado, tais fármacos são susceptíveis de abuso e têm propriedades de produção de alta dependência. Por exemplo, um relatório de um espaço de consumo de drogas em Sydney, Austrália, sob vigilância médica, descobriu que o risco de overdose ao injetar fentanil foi duas vezes maior do que ao injetar heroína e oito vezes maior do que ao injetar outros opióides prescritos. 

Nas décadas de 1970 e 1980, produtos contendo fentanil e seus análogos apareceram no mercado de drogas ilícitas e tornaram-se notórios por overdoses acidentais. O problema parece ter ressurgido e a fabricação clandestina de fentanil subiu para níveis sem precedentes. Os materiais e equipamentos necessários para a fabricação estão prontamente disponíveis on-line, a um baixo custo. Essa situação é agravada pelo rápido aparecimento de novos análogos não fentanil que não foram aprovados para uso médico.

A América do Norte é particularmente afetada por uma crise de overdose de opiáceos. Embora inicialmente o aumento acentuado de overdoses seja atribuído à heroína, a crise atual é principalmente atribuída a análogos de fentanil ou fentanil fabricados ilicitamente que causaram várias epidemias de mortes por overdose desde os anos 1970. Desde outono de 2013, o fentanil e seus análogos têm contribuído para mais de 5000 mortes por overdose. 

Pesquisas-chave, também incluídas na última atualização, delineiam um mercado complexo, em que a venda de opiáceos ilícitos está entrelaçada com o suprimento legítimo e subterrâneo de produtos farmacêuticos opiáceos, expondo os usuários à prática cruel de contrabando de medicamentos prescritos. O relatório apela para uma atenção especial aos desenvolvimentos globais no fabrico e tráfico de opiáceos clandestinos e às preocupações internacionais associadas. 

A próxima 60ª Comissão de Entorpecentes examinará a programação de dois precursores do fentanil e dos seus análogos ao abrigo da Convenção de 1988, em 16 de Março de 2017. Essa medida deverá ter um impacto positivo nos esforços dos Estados-Membros para interromper o fabrico clandestino dessas substâncias. Além disso, um análogo de fentanil, butirfentanilo, será considerado para controle na Convenção de 1961 na mesma reunião.

Para mais informações:

Global SMART_Atualização 17: Fentanil e seus análogos - 50 anos depois

Programa Global SMART do UNODC

60ª Comissão de Entorpecentes

"We thank our UN Online Volunteer, Juliana Nogueira, for her contribution to the translation of this article". Juliana  is an online volunteer mobilised through    www.onlinevolunteering.org  ". 

Todas as histórias