No encerramento do maior evento anticorrupção do mundo, o apelo por um futuro livre deste "crime perverso"

World's largest anti-corruption event ends, calls for a future free of this

10 de novembro de 2017 - "Todos nós temos o dever de posicionarmos contra a corrupção onde quer que ela ocorra, para que o futuro seja livre desse crime perverso", disse o diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov, que acrescentou: "Não podemos fazer isso sozinhos. O fim da corrupção irá exigir o compromisso e a determinação de todos".

Fedotov disse ainda que a cada sessão da Conferência dos Estados Partes, o mundo se aproxima de alcançar: a adoção universal da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (CNUCC) como uma ferramenta de combate à corrupção mais poderosa do mundo; um mecanismo de revisão de implementação único e bem sucedido que vincula todos os países em parceria; e uma poderosa aliança global destinada a acabar com ela.

Ele declarou que essa foi a primeira sessão da Conferência desde a adoção da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, incluindo o Objetivo 16 sobre sociedades pacíficas e inclusivas, que visam reduções substanciais na corrupção.

Fedotov dirigiu-se aos participantes: "Por causa da perturbadora relação entre a corrupção e outros crimes, como o tráfico de seres humanos, o contrabando de migrantes e o crime contra a vida selvagem, existe agora uma conexão muito visível entre nossos esforços no âmbito da Convenção e o trabalho muito mais amplo da ONU em relação à Agenda 2030."

O chefe do UNODC discursou na cerimônia de encerramento da Conferência dos Estados Partes da CNUCC. Durante os cinco dias do encontro, foram adotadas resoluções sobre temas que vão desde a integridade esportiva até os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, entre outros. Cerca de 55 eventos paralelos e exposições foram realizados nas margens da conferência.

Fedotov homenageou calorosamente a presidente da Conferência, Thelma Aldana, Procuradora-Geral da Guatemala, e os demais membros da mesa, além dos muitos oficiais e funcionários do UNODC e do Escritório das Nações Unidas em Viena que contribuíram para que a realização da conferência fosse um sucesso.

Mais informações:

Declaração do Diretor-Executivo do UNODC Yury Fedotov: encerramento da sétima sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (ingles).

We thank our UN Online Volunteer, Juliana Nogueira, for her contribution to the translation of this article. Juliana is an online volunteer mobilised through www.onlinevolunteering.org".

  Todas as histórias