Secretário-geral da ONU nomeia jogadora Marta como defensora dos objetivos globais

A jogadora brasileira Marta. Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

Brasília, 10 de maio de 2019 - O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou na quinta-feira (9) a nomeação da jogadora de futebol Marta Vieira da Silva como uma das novas defensoras dos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2019-2020 .

A jogadora brasileira está entre as 17 personalidades públicas encarregadas pelo secretário-geral das Nações Unidas de promover os ODS, aumentar a conscientização com novos públicos, manter o compromisso global e pedir maior ambição e ação em escala para alcançar os objetivos globais até 2030.

Marta recebeu seis vezes o prêmio de melhor jogadora de futebol feminino do mundo. Ela atualmente joga no Orlando Pride na Liga Nacional Feminina de Futebol dos Estados Unidos e também é atacante da seleção brasileira.

A escolha da jogadora como defensora dos ODS reflete seu papel na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres, bem como seu forte compromisso com os valores das Nações Unidas, tendo sido também embaixadora da boa vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Para a ONU Mulheres, Marta está empenhada em apoiar o trabalho da agência da ONU e do Sistema das Nações Unidas como um todo globalmente, inspirando mulheres e meninas a desafiar estereótipos, superar barreiras e seguir seus sonhos e ambições, inclusive no esporte, com impacto nos ODS.

O secretário-geral da ONU encarregou as defensoras e os defensores de promover ações para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável interconectada e transformadora, construindo a ambição e solidificando a vontade política global.

As defensoras e os defensores representam o caráter universal dos ODS, vindos de organizações governamentais, de entretenimento, acadêmicas, esportivas, empresariais e ativistas em todo o mundo. Juntos, elas e eles alavancarão e construirão pontes entre seus públicos únicos e trabalharão para impulsionar o progresso.

Nadia Murad

Além da brasileira Marta, também foi escolhida para compor o painel de defensores dos objetivos globais, pelo secretário-geral da ONU, a embaixadora da Boa Vontade do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Nadia Murad (República do Iraque), ganhadora do Prêmio Nobel e presidente da Iniciativa de Nadia.

Sobrevivente de tráfico de pessoas desenvolvido pelo grupo ISIL (Da'esh), Nadia Murad foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do UNODC pela Dignidade dos Sobreviventes do Tráfico Humano em 2016 e foi a primeira vez que uma sobrevivente de atrocidades foi agraciada com essa distinção.

Nadia descreveu ter sido convocada com colegas Yazidis no Iraque em 2014 e testemunhar os combatentes ISIL atirando em homens e meninos a sangue frio. Ela estava sujeita a graves abusos nas mãos de combatentes do ISIL e foi comprada e vendida várias vezes.

Nomeada uma das "100 pessoas mais influentes de 2016" da revista Time, Nadia tem como principais objetivos, como Embaixadora da Boa Vontade do UNODC para a Dignidade dos Sobreviventes do Tráfico Humano, concentrar-se em iniciativas de advocacy e aumentar a conscientização sobre a situação de milhões de vítimas do tráfico, especialmente refugiados, mulheres e meninas.

Paz, prosperidade, pessoas, planeta e parcerias

Os princípios que estão no centro dos ODS são também os que impulsionam a nova classe de defensoras e defensores. As 17 personalidades públicas estão empenhadas em aumentar a conscientização, inspirando maior ambição e pressionando por ação mais rápida pelos objetivos globais, adotados por líderes mundiais em 2015.

Para impulsionar o desenvolvimento inclusivo e transformador até 2030,  as defensoras e os defensores dos ODS  usarão sua liderança e suas plataformas para inspirar a mobilizar transversalmente a comunidade global.

"Temos as ferramentas para responder às questões colocadas por mudanças climáticas, pressão ambiental, pobreza e desigualdade. Elas estão nos grandes acordos de 2015 - a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris para o clima. Mas as ferramentas não são úteis se você não usá-las. Então, hoje e todos os dias, meu apelo é claro e simples. Precisamos de ação, ambição e vontade política. Mais ação, mais ambição e mais vontade política", disse o secretário-geral da ONU.

Para o co-presidente das defensoras e defensores dos ODS e presidente de Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, este é um momento de grande esperança para o mundo. "Se trabalharmos juntos de forma inteligente e permanecermos no curso, podemos tirar milhões da pobreza e expandir significativamente os serviços sociais básicos para muitos mais até a data de término de 2030 dos ODS".

Para mais informações, visite  www.unsdgadvocates.org

As defensoras e os defensores dos ODS são:

Co-presidentes

• Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, Presidente do Gana (República do Gana)
• Erna Solberg, primeira-ministra da Noruega (Reino da Noruega)

Membras e membros

• Rainha Mathilde dos Belgas (Reino da Bélgica)
• Muhammadu Sanusi II, emir de Kano (República Federal da Nigéria)
• Sheikha Moza bint Nasser, fundadora da Education Above All Foundation (Estado do Catar)
• Richard Curtis, roteirista, produtor e diretor de cinema (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte)
• Hindou Oumarou Ibrahim, ativista do Meio Ambiente e pelos Direitos Indígenas (República do Chade)
• Jack Ma, fundador e presidente executivo do Alibaba Group (República Popular da China)
• Graça Machel, fundadora da Graça Machel Trust (República de Moçambique)
• Dia Mirza, atriz e produtora de cinema, embaixadora da Boa Vontade do Programa Ambiental da ONU para a Índia (República da Índia)
• Alaa Murabit, fundadora do The Voice of Libyan Women (Canadá)
• Nadia Murad, ganhadora do Prêmio Nobel, presidente da Iniciativa de Nadia, embaixadora da Boa Vontade do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (República do Iraque)
• Edward Ndopu, fundador da Estratégias Globais de Educação Inclusiva (República da África do Sul)
• Paul Polman, presidente da Câmara Internacional de Comércio, vice-presidente do Conselho do Pacto Global das Nações Unidas (Reino dos Países Baixos)
• Jeffrey Sachs, diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia (Estados Unidos da América)
• Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol do Orlando Pride e embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres (República Federativa do Brasil)
• Forest Whitaker, fundador e diretor executivo da Whitaker Peace & Development Initiative, enviado especial da UNESCO para a Paz e a Reconciliação (Estados Unidos da América)

Defensores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2019. Arte: ONU

****

Este artigo está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (Erradicação da Pobreza), 5 (Igualdade de Gênero), 10 (Redução das Desigualdades) e 13 (Ação Contra a Mudança global do Clima).