UNODC conduz sessão global sobre Modelos das Nações Unidas (MUN) e prevenção à criminalidade entre jovens

“A Juventude tem um grande potencial de mudança, e ela irá se tornar o futuro líder do amanhã. Eu desejo que essa liderança seja de mulheres, pessoas negras e periféricas, e que essa liderança seja acessível a todos [...] e que elas tenham as vozes mais ativas e presentes.” – Maria Antonia, ABRAMUN

“Os MUNs vão muito além de um complemento curricular. São uma semente de mudança.” – Rodrigo Araújo, UNODC

Brasília, 3 de dezembro de 2020 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil conduziu a sessão “MUNs, Prevenção do Crime e Educação para a Cidadania Global: Percursos educativos para reforçar o conhecimento sobre o Estado de Direito entre jovens” durante a Série de Diálogos Globais “Reimaginando a educação para um mondo mais justo: Inspirando a mudança juntos.

O evento global é promovido pela iniciativa Educação para a Justiça, parte do Programa Global para a Implementação da Declaração de Doha e reúne mais de 30 sessões temáticas em diversos idiomas para debater desafios e oportunidades para a promoção e o fortalecimento da cultura de paz e Estado de direito por meio da educação.

A sessão reuniu profissionais da área de políticas públicas, estudantes, educadores e participantes de Conferências de MUN de países de língua portuguesa e vizinhos para discutirem seu papel educacional no fortalecimento do engajamento de jovens nos níveis secundário e terciário da educação para promover o Estado de direito.

Também estiveram presentes no evento, mais de sessenta jovens e profissionais da educação de Brasil, Argentina, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola e outros países, assim como representantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Moderada pelo assistente sênior do UNODC Brasil, Rodrigo de Sousa Araujo, a sessão contou com a participação do secretário de Relações Internacionais do Município de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes;  do presidente da Associação Brasileira de Modelos das Nações Unidas, Eduardo Giugliano; da diretora do movimento HeforShe Lisboa, Dussu Djabula; do professor de Direitos Humanos da Universidade Nacional de Quilmes, Argentina, Matias Pascual Penhos.

Durante a sessão, Luiz Álvaro apresentou o programa MONUEM-ERESP e destacou a importância da metodologia para a vida pessoal e profissional de estudantes de escolas municipais na promoção de habilidades para a vida essenciais para a prevenção da violência e da criminalidade.

Já Eduardo Giugliano ressaltou a estratégia implementada pela ABRAMUN para democratizar conferências MUN no Brasil a partir da promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para ele, a metodologia pedagógica de MUN não somente complementa currículos educativos tradicionais, mas também apoia a promoção de uma educação emancipadora e acessível, que valoriza a liderança e a educação entre pares.

Também os painelistas Matias Penhos e Dussu Djabula compartilharam experiências pelas quais os Modelos das Nações Unidas contribuíram para a formação de atividades e valores positivos que contribuem para a cidadania global e a liderança jovem, como o uso da metodologia para debater soluções para a violência baseada em gênero.

Série de Diálogos Globais da E4J

Após o sucesso da Conferência Internacional de Alto Nível da E4J em 2019, e inspirado pela vasta gama de abordagens inovadoras de todo o mundo para garantir que #AprendizadoNuncaPara, o UNODC sediou, de 1 a 4 de dezembro de 2020, a Série de Diálogos Globais da E4J.

O evento consistiu em discussões online nos tópicos de educação para o Estado de direito, voz dos jovens e o papel das escolas e instituições de ensino superior na contribuição para os ODS, em particular o ODS 16. As discussões tiveram como alvo os níveis de ensino primário, secundário e superior, com ênfase particular em como a comunidade educacional internacional precisa responder aos desafios crescentes que a educação enfrenta atualmente.

As discussões interativas online também proporcionaram uma via para discutir o futuro da educação em questões relacionadas à justiça, o Estado de direito, os ODS e a coesão social, na perspectiva de vários parceiros internacionais de alto nível, educadores e acadêmicos que cooperam com a E4J, bem como representantes da juventude e outros beneficiários.

Educação para a Justiça (E4J)

A iniciativa E4J faz parte do Programa Global do UNODC para a Implementação da Declaração de Doha e tem como objetivo prevenir a criminalidade e fortalecer uma cultura de respeito ao Estado de direito, por meio de atividades educacionais desenvolvidas para os níveis fundamental, médio e superior de educação. 

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias