UNODC lança guias sobre Estado de Direito e Educação

Brasília – 16 de fevereiro de 2021 -  O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) uniram esforços no desenvolvimento de duas publicações, em língua portuguesa, que serão lançadas em evento virtual, em colaboração com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O evento virtual acontecerá no dia 18 de fevereiro de 2021, de 10h às12h (horário de Brasília), será realizado em português com interpretação simultânea em LIBRAS. O evento intitulado "Fortalecer o Estado de Direito Através da Educação: da Teoria à Prática", celebra o lançamento das publicações “Fortalecer o Estado de Direito por meio da Educação: Um Guia para Formuladores de Políticas” e “Capacitar Estudantes para Sociedades Justas: Um Guia para Professores da Educação Secundária”, ambas em português 

A sessão contará com a presença de autoridades governamentais, tomadores de decisão dos setores educacional e da justiça, entre outras entidades dos países de língua portuguesa.

A partir de um formato interativo, os convidados dos países de língua portuguesa, incluindo pontos focais da CPLP, da UNESCO e  do UNODC, discutirão os desafios, as tendências e as oportunidades de integrar os princípios do Estado de direito através da educação.

Os participantes do painel interativo debaterão questões como a importância de construir pontes entre os setores de justiça e da educação, o papel dos educadores na promoção dos ODS, sobretudo os ODS 4 e 16, e os impactos esperados das publicações apresentadas.

UNESCO e UNODC têm estabelecido parcerias com diversas Universidades e Centros de Direitos Humanos em países de língua portuguesa, com vistas a facilitar a compreensão e consolidação do Estado de Direito dentre as populações dos países-membros da CPLP. 

Em detrimento da emergência de novos desafios globais à paz, à justiça e ao Estado de direito, a UNESCO e o UNODC procuram equipar os decisores políticos, professores de nível primário e secundário e educadores com as ferramentas necessárias para a construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos jovens como agentes de mudança. 

O desenvolvimento das publicações corresponde ao esforço colaborativo do UNODC e da UNESCO para fortalecer a educação global sobre a cidadania, como parte da iniciativa “Global Citizenship Education for the Rule of Law: Doing the Right Thing”, implementada e desenhada de modo a apoiar a iniciativa Educação para a Justiça (E4J) do UNODC.

Resultado de sucesso dessa colaboração, o “Guia para os formuladores de políticas: fortalecimento do Estado de direito através da Educação”, fornece orientações aos tomadores de decisão e profissionais da educação sobre as potencialidades da educação na construção de sociedades justas e pacíficas.

*****

 

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as notícias