Estratégia do UNODC 2021-2025

Brasília, 5 de abril de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) está lançando uma estratégia Global para o período de 2021 a 2025.

Resultado de um processo intensivo de consultas de um ano, a iniciativa foi desenvolvida em conjunto com seus funcionários, alocados em 120 escritórios de 83 países, juntamente com seus doadores e Estados-membros. 

A iniciativa para os próximos cinco anos permitirá à organização implantar métodos inovadores, alavancar novas tecnologias e criar uma cultura organizacional baseada na confiança, no respeito e na responsabilidade, além de fornecer resultados eficazes, eficientes e com transparência, aumentando seu apoio aos Estados-membros para construir sociedades justas, inclusivas e resilientes que não deixem ninguém para trás.

A pandemia da COVID-19 mudou o mundo. As crises sanitárias, humanitárias e econômicas resultantes estão colocando seriamente em risco a vida e a subsistência das pessoas em todos os lugares. Ela tem agravado problemas de fragilidade, crime e terrorismo e exposto desigualdades.

A crise atual também compromete o consenso multilateral refletido na visão de bem-estar  na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.

A pandemia demonstra claramente que os desafios que enfrentamos são globais, e que as soluções também são globais. O UNODC ajudará a encontrar soluções, reunindo os países para compartilhar conhecimentos, habilidades e combater os desafios das drogas, do crime, da corrupção e do terrorismo.

A missão do UNODC é contribuir para a paz e segurança global, os direitos humanos e o desenvolvimento, tornando o mundo mais seguro contra as drogas, o crime, a corrupção e o terrorismo. 

Sociedades coesas, seguras e resilientes são fundamentais para que essa missão possa ser realizada. O UNODC trabalha com e para os Estados-membros, a sociedade civil, a academia e outros parceiros para promover a justiça e o estado de direito em todos os níveis.

O conhecimento adquirido pela instituição ao implementar projetos e ao analisar dados e tendências pode ajudar a identificar rapidamente novas tendências e ameaças e a elaborar políticas e respostas programáticas para enfrentá-las.

As intervenções darão atenção especial aos direitos humanos, à proteção das crianças, à igualdade de gênero, ao empoderamento de mulheres e meninas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) está empenhada em uma série de medidas para melhorar os serviços que presta, para verificar como eles são prestados e para determinar se eles estão alcançando aqueles mais necessitados.

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias