UNODC apresenta iniciativa “Educação para a Justiça” em evento sobre ODS 16

Brasília, 13 de agosto de 2021 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) participou do festival “Conhecendo os ODS Digital”. O evento começou na última segunda-feira (9) e terminou nesta sexta-feira (13). Ao todo, foram mais de 100 atrações em uma plataforma on-line e com acesso gratuito. 

O objetivo do festival "Conhecendo os ODS" foi de divulgar as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento e reunir soluções já implantadas para os desafios do desenvolvimento sustentável nas áreas de educação, saúde, redução das desigualdades, combate à fome, equidade e todos os temas que envolvem a Agenda 2030. 

A abertura do evento, mediada por um dos curadores da programação, Leonardo Lima, contou com a participação da coordenadora residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Silvia Rucks, do diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira; e do presidente da Whirlpool América Latina, João Carlos Brega. 

Representantes de 16 agências, fundos e programas da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil participaram das 111 atividades realizadas em uma plataforma digital de acesso gratuito. Dentre elas, 17 webinars com a presença de líderes de grandes empresas mostrando suas soluções para o alcance das metas dos ODS e de representantes da ONU no Brasil. 

O coordenador de país do Programa Global para a Implementação da Declaração de Doha do UNODC, Rodrigo Araújo, participou do webinar sobre o ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, transmitido  no dia 13 de agosto. 

O webinar contou também com a participação Gestora de Casos de Proteção da AVSI Brasil, Ádria Fabrício, Roberta Abdanur; da Diretora Executiva do Consulado da Mulher, Leda Böger; do Oficial de Comunicação do ACNUR, Luiz Godinho e foi mediado por Fernando Rangel. 

Segundo Rodrigo Araujo, o ODS 16 tem como prerrogativa que a promoção de instituições fortes, inclusivas e transparentes, a manutenção da paz e o respeito aos direitos humanos baseados no Estado de direito sejam a base para o desenvolvimento humano sustentável”. Para isso, é necessário educar crianças e adolescentes sobre os desafios ao Estado de direito, sobretudo no combate à corrupção e na promoção da ética e da integridade. 

“Assim, quanto menos pessoas estiverem dispostas a enfrentar esses diferentes tipos de corrupção, mais a corrupção se espalha e corrói o Estado de Direito. Isso é o que torna o trabalho do UNODC tão crucial. Nosso maior objetivo é equipar crianças e jovens adultos com conhecimentos e ética necessários para que possam resistir à corrupção e corrigi-la”, afirmou o coordenador.

A iniciativa Educação para a Justiça (E4J) do Programa Global para a Implementação da Declaração de Doha do UNODC - busca uma abordagem holística que envolve integridade no sistema judicial, reabilitação de pessoas detentas, prevenção à criminalidade por meio dos esportes e educação para a cidadania global e o Estado de Direito, com o objetivo de construir sociedades mais resilientes e capazes de prevenir e mitigar os efeitos destrutivos da corrupção.

Entre 2016 e 2021, foram desenvolvidas mais de 170 ferramentas educacionais e 100 módulos universitários, beneficiando mais de 1,5 milhões de crianças e estudantes em 100 países. Em 2020, a Iniciativa foi reconhecida com o “Prêmio do Secretário-Geral”, na categoria “Inovação”. 

Saiba mais sobre o E4J https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/crime/e4j.html 

Confira a programação do evento: http://www.conhecendoosods.com.br/

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias