Cooperação Pernambuco apresenta estratégias para a política de prevenção à violência

Evento “Governança de políticas públicas de prevenção às violências com base em evidência” marcará o anúncio de novas estratégias e plataforma para a política de prevenção do Estado

O secretário Cloves Benevides trabalhou ativamente para a nova estruturação das políticas de prevenção à violência e às drogas, para acompanhar o que existe de mais atualizado sobre o tema. "Políticas públicas para tratarem de um tema tão complexo e multifacetado devem se moldar às evidências técnicas e aos anseios da sociedade", afirma.Recife, PE, 17 de setembro de 2021 - O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), realiza o workshop internacional Governança de políticas públicas de prevenção às violências com base em evidência, no período de 21 a 23 de setembro. Com transmissão on-line via YouTube, o evento servirá para anunciar as novas estratégias de prevenção à violência, apresentar o Observatório da Prevenção e outros planos que vão nortear as políticas de prevenção no Estado.

As novas estratégias vão dinamizar e otimizar os recursos físicos, financeiros e humanos das políticas públicas preventivas do Pacto pela Vida, por meio da mitigação de fatores de risco (como o abandono e/ou evasão escolar, a circulação ilegal de arma de fogo e outras mercadorias ilegais, como as drogas). Também haverá o fortalecimento de fatores protetivos, capazes de reduzir comportamentos e vulnerabilidades específicas da população pernambucana. O objetivo é diminuir a probabilidade de os indivíduos serem algozes ou vítimas de crimes e violências.

Ao longo dos últimos seis meses, foram realizadas oficinas técnicas e grupos focais com as equipes da SPVD e técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), além de consultores do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e do Instituto Igarapé. As oficinas foram coordenadas pelo UNODC, utilizando a metodologia do marco lógico (logical framework), e resultaram no desenvolvimento das estratégias e de uma nova estruturação da política de prevenção à violência.

Os programas e ações da estratégia de prevenção à violência passam a ser focados na prevenção a crimes violentos, a partir das particularidades e recorrências de cada um desses eventos e considerando os contextos sociais complexos de raça/etnia, gênero, e territorialidades múltiplas. Nesse contexto, os dados passam a ser mapeados pelo Observatório Estadual de Prevenção Social ao Crime e à Violência, alocado junto à Seplag, em articulação com as secretarias estaduais implicadas na prevenção, nos marcos do Pacto pela Vida.

A Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, sob a coordenação do Secretário Cloves Benevides, reforça seu papel de articuladora da política de prevenção no Estado, concertando recursos e estratégias em torno do objetivo de conter a violência se antecipando às ocorrências, com um olhar qualificado para as populações específicas e compreendendo o território como central nesse processo.

Cooperação Pernambuco

A Cooperação Pernambuco é uma iniciativa multiagência, liderada pela SPVD, que conta com a participação do UNODC, do PNUD, da ONU-Habitat e do Instituto Igarapé. Trata-se de esforço conjunto para desenvolver conhecimento e compartilhar metodologias inovadoras e integradas que possam fortalecer ações de prevenção social e situacional dos crimes e das violências, assim como de cuidados às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas no estado de Pernambuco.

SERVIÇO:

Evento: Workshop Internacional Governança de Políticas Públicas de Prevenção às violências  com base em evidência

Data: de 21 a 23 e setembro de 2021.

Local: Transmissão on-line via Youtube (youtube.com/c/GovernodePernambucoOficial)

Inscrições: https://tinyurl.com/34wcjyne

PROGRAMAÇÃO:

Workshop Internacional: Governança de Políticas Públicas de Prevenção às Violências com Base em Evidência

Terça-feira (21 de setembro de 2021) – SEPLAG (Rua da Aurora, 1377)

14h - 16h

Lançamento da Estratégia de Prevenção de Pernambuco  

(com transmissão pelo Canal do YouTube do Governo de Pernambuco)

 

Alexandre Rebêlo – Secretário de Planejamento e Gestão

Humberto Freire - Secretário de Defesa Social

Cloves Benevides - Secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas

Nivio Nascimento - Coodenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC
Melina Risso - Instituto Igarapé
Rayne Ferretti - Representante do ONU-Habitat Brasil

Moema Freire – Representante do PNUD 

Quarta-feira (22 de setembro de 2021) – SEPLAG (Rua da Aurora, 1377)

Manhã

09h - 10h40

Mesa 01 | Observatório Estadual de Prevenção Social ao Crime e à Violência  (com transmissão pelo Canal do YouTube do Governo de Pernambuco)

 

Paulo Câmara - Governador de Pernambuco
Alexandre Rebêlo - Secretário de Planejamento e Gestão

Nivio Nascimento - Coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC

Melina Risso - Instituto Igarapé

Terine Husek- Instituto Igarapé

Paula Guedes - Coordenadora Nacional da Cooperação Pernambuco (moderadora)

 

10h45 - 12h

A estratégia de Prevenção de Pernambuco

(com transmissão pelo Canal do YouTube do Governo de Pernambuco)

 

Eduardo Pazinato – UNODC (Moderador)

Nívio Nascimento – UNODC

Rafael Sales – UNODC

Jaideep Gupt  - Institute of Development Studies, Reino Unido (Debatedor Internacional)

Joana Monteiro - Fundação Getúlio Vargas SP (Debatedora Nacional) (on-line)

 Tarde

14h - 17h

 Caminhada Exploratória Inaugural ONU-Habitat

Atividade de campo para aplicação de princípios da metodologia CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design), com equipe da SPVD.

Quinta-feira (23 de setembro de 2021) – SPVD (R. Dr. Carlos Chagas, 136)

Manhã

09h - 12h

 Reunião Interna Cooperação Pernambuco e Secretaria de Planejamento e Gestão

 

Coordenador de Comunicação: Celso Calheiros – 81-99139-8866 

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as notícias