UNODC Brasil coorganiza I Seminário Internacional sobre Crime Marítimo

Brasilia, 24 Março, 2022 - O UNODC Brasil coorganizou o "I Seminário Internacional sobre Narcotrafico Por Via Aquaviária" da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).

O evento ocorreu, de 22 a 24 de março de 2022, e contou com apresentações técnicas de projetos do UNODC, como o Centro de Excelência do Brasil (CdE), o Programa Global de Controle de Contêineres (CCP) e o Programa Global de Prevenção ao Crime Marítimo  (GMCP).

O CdE lançou, recentemente, um estudo sobre os impactos da COVID-19 no tráfico de drogas no Brasil. O documento destacou novas modalidades de tráfico e novas regiões, incluindo o tráfico de drogas por vias fluviais e portuárias.

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, a cadeia do tráfico de cocaína entre a América do Sul e a Europa é a segunda maior do mundo e, com a COVID-19, surgiram novas modalidades de tráfico de drogas, bem como novas rotas, principalmente por via marítima e fluvial, bem como de aeronaves privadas.

Nesse contexto, a iniciativa visou a promover a cooperação interagências por meio de uma ampla discussão sobre o fortalecimento da prevenção, do controle, da inspeção e da repressão dos crimes transnacionais no ambiente marítimo e fluvial (portos, rios, toda a costa brasileira e fronteira marítima).

*****

To learn more: http://www.agenda2030.com.br/  

All stories