UNODC Apoia a Polícia Federal no Seminário Internacional sobre mineração e rastreabilidade ilegal do Ouro

Brasília, 2 de julho de 2022 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil apoiou os preparativos técnicos e logísticos de um "Seminário Internacional sobre Investigações Forenses de Ouro e Investigações do Comércio de Ouro Ilegal", organizado pela Polícia Federal. O evento foi realizado em Brasília, DF, de 27 de junho a 1º de julho de 2022.

Durante o evento, o UNODC apresentou o Projeto Tapajós, apresentando os desafios percebidos pelas autoridades nacionais brasileiras na compreensão da prevalência do trabalho forçado nas áreas legais e ilegais de mineração de ouro; o desconhecimento sobre o fornecimento de ouro e a cadeia de valor no país; e, finalmente, a convergência dos crimes relacionados à mineração de ouro.

O principal objetivo do seminário foi discutir e compartilhar experiências sobre mecanismos e procedimentos de combate à lavagem de dinheiro, crimes ambientais, trabalho escravo, assim como outros crimes relacionados ao setor de mineração de ouro.

O seminário também reuniu organizações da sociedade civil para discutir os impactos da mineração ilegal e da cadeia de fornecimento e valor do ouro nas comunidades locais e na sociedade em geral.

O seminário contou com mais de 120 participantes representando diversas instituições federais brasileiras (Ministério de Minas, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério do Trabalho, Banco Central), organizações internacionais (INTERPOL, UNODC), organizações da sociedade civil (Instituto Igarapé), governos estrangeiros (Peru, Colômbia, Austrália) e universidades (UFOPA, UFMG, USP, UnB, Lausanne).

 *****

 

Para aprender mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias