UNODC qualifica 29 ONGs de Pernambuco para fortalecer prevenção ao crime e à violência

Brasília, 31 de outubro de 2022 – Com o objetivo de discutir estratégias de prevenção à violência e trocar experiências e boas práticas na temática, contribuindo para a qualificação de conhecimento, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) reuniu as 29 instituições selecionadas por meio de Edital lançado pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco (SPVD).

O evento, que ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro, reuniu cerca de 80 pessoas para explorar as bases teóricas e empíricas de políticas de prevenção à violência no Brasil e no mundo, nos últimos 20 anos, além de contar com apresentação de panoramas e programas sobre prevenção à violência no âmbito estadual, a exemplo do Programa Atitude. As organizações não-governamentais (ONGs) participantes apresentaram os principais desafios enfrentados por elas e o impacto de seus trabalhos no estado de Pernambuco. Além disso, foram discutidos resultados de pesquisas desenvolvidas no estado, que mapeiam e ajudam a direcionar a atuação em torno da prevenção à violência, possibilitando um direcionamento para os pontos mais sensíveis e representativos dessa política.

O evento contou com a participação do secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Humberto Arraes, da coordenadora Nacional da Cooperação Pernambuco e gerente geral de Projetos Especiais da SPVD, Rebeca Benevides, da secretária-executiva de Gestão para Resultados, Teresa Araújo, da secretária-executiva de Prevenção Social da SPVD, Dora Lima, bem como do oficial de projeto do UNODC Brasil, Rafael Sales, e do especialista e Segurança e Compliance, Eduardo Pazinato e Rafael Sales. 

A Formação técnica foi realizada no contexto da Cooperação Pernambuco, uma iniciativa multiagência, liderada pela SPVD, que conta com a participação do UNODC, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU-Habitat e do Instituto Igarapé. Trata-se de esforço conjunto para desenvolver conhecimento e compartilhar metodologias inovadoras e integradas que possam fortalecer ações de prevenção social e situacional dos crimes e das violências, assim como de cuidados às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas no estado de Pernambuco.

O edital de Chamamento Público nº 001/2022 foi preparado com apoio do UNODC a partir do planejamento da política estadual de prevenção (Marco Lógico), e teve o objetivo de fortalecer organizações, grupos e iniciativas culturais, esportivas e artísticas da Sociedade Civil Pernambucana, como forma de auxiliar na mitigação de fatores de risco e fortalecer fatores protetivos de situações de crime e violência nos territórios prioritários da política de prevenção no estado de Pernambuco. Como resultado, as 29 ONGs selecionadas receberam cada uma até R$ 100 mil para desenvolver seus projetos no âmbito da prevenção à violência em Pernambuco, além de formação inédita ofertada pelo UNODC Brasil. 

 *****

Para aprender mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias