ONU assina novo Marco de Cooperação com o Brasil

As Nações Unidas e o governo brasileiro assinaram, nesta terça-feira (1), o Novo Marco de Cooperação Brasil-ONU 2023-2027, no âmbito da visita da vice-secretária-geral da ONU, Amina J. Mohammed, ao país. O Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UNSDCF) guiará a parceria Brasil-ONU até 2027. Trata-se do principal documento de planejamento, implementação e monitoramento das ações do Sistema ONU no país.

O Marco teve como documentos de referência o Plano Plurianual e a Estratégia Federal de Desenvolvimento 2020-2031, possibilitando que a contribuição do sistema ONU ao Brasil se dê de forma complementar e objetiva aos esforços nacionais para os grandes temas de desenvolvimento do país.

Para o novo Marco, foram definidos cinco eixos temáticos:

Transformação Econômica para o Desenvolvimento Sustentável
Inclusão Social para o Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente e Mudança do Clima para o Desenvolvimento Sustentável
Governança e Capacidades Institucionais
Relação das Ações Humanitárias e de Desenvolvimento Sustentável

A elaboração do documento contou com a participação de 165 representantes de 18 instituições dos três poderes da República e representantes de todas as agências, fundos e programas do Sistema ONU no Brasil. Durante o processo, houve contribuição da sociedade civil e de mais de 21 mil pessoas por meio da plataforma Participa+Brasil e das redes sociais @ONUBrasil.

O documento foi assinado pela coordenadora residente do Sistema ONU no Brasil, Silvia Rucks, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tendo como testemunhas a vice líder da ONU e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. 

Agenda 2030 - O ministro Mauro Vieira e Amina Mohammed também se reuniram para discutir a Agenda 2030 no Brasil, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a reforma das instituições financeiras internacionais e a cooperação sul-sul prestada pelo Brasil.  

Ambos participaram do evento “Acelerando a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: a Agenda 2030 no Brasil”, no Palácio Itamaraty, em Brasília, que contou ainda com as presenças do ministro Márcio Macêdo e da secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Renata Amaral.  

Veja aqui o discurso de Amina Mohammed no Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 

 

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias