UNODC Brasil apoia Ibama em Curso Básico de Inteligência de Fiscalização Ambiental (CBI)

Brasília, 25 de agosto de 2023 – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu a formação da Turma B da 5ª edição do Curso Básico de Inteligência de Fiscalização Ambiental (CBI) ao longo desta semana, de 21 a 25 de agosto. A iniciativa contou com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), por meio do projeto CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais.

O curso teve como objetivo capacitar servidores de instituições envolvidas na fiscalização e controle de práticas lesivas ao meio ambiente em noções básicas de inteligência, contrainteligência e operações de inteligência.

A atividade contemplou temas como criptografia, biopirataria e constrição tecnológica, conceitos básicos e procedimentos de ações de busca, técnicas operacionais e o uso prático da atividade de inteligência em ações de fiscalização ambiental.

Além do Ibama, participaram da turma servidores da Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC/AM); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (Sema/AM); e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas/PA), dentre outras instituições.

O CBI é realizado pela Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do Ibama, em conjunto com a Diretoria de Planejamento, Administração e Logística (Diplan) e organizado pela Coordenação de Inteligência Ambiental (Coint) e pela Coordenação de Educação Corporativa (Ceduc). Além do UNODC, a capacitação também contou com o apoio do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

O projeto CRIMFLO é implementado com o apoio Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos EUA.

Para saber mais sobre o trabalho do UNODC na temática de crimes que afetam o meio ambiente, acesse aqui, e para as publicações do UNODC na temática, acesse aqui.

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias