UNODC Brasil promove Diálogo Interestadual para fortalecer resposta aos crimes florestais no Pará e Amazonas

 

Manaus, 25 de agosto de 2023 – Com o objetivo de identificar boas práticas e fomentar soluções conjuntas para o desmatamento ilegal e o tráfico de madeira na Amazônia brasileira, o UNODC promoveu o “Diálogo Interestadual Pará-Amazonas para o Enfrentamento dos Crimes Florestais” nos dias 22 e 23 de agosto, em Manaus-AM.

O evento, realizado no âmbito do projeto CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais, reuniu representantes de 14 instituições federais e estaduais atuantes no Pará e Amazonas, para compartilhar iniciativas e conhecer boas práticas implementadas no setor.

Dentre as instituições federais atuantes na região, estiveram presentes a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal do Brasil (RFB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Já no âmbito estadual, pelo Pará, estiveram representados o Ministério Público local (MPPA), Polícia Civil (PC-PA), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP-PA) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS-PA). Pelo Amazonas, participaram a Polícia Militar (PM-AM), Polícia Civil (PC-AM), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

As principais recomendações e propostas levantadas durante o evento serão reunidas em um relatório que guiará futuras colaborações entre o UNODC e as instituições participantes. As discussões do Diálogo Interestadual também servirão de subsídio para treinamentos voltados a servidores estaduais do Pará e Amazonas, a serem promovidos pelo CRIMFLO nos próximos meses.

O CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais, é um projeto do UNODC Brasil, apoiado pelo Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos Estados Unidos. A iniciativa tem como objetivo trabalhar em estreita cooperação com instituições governamentais, forças de segurança e do judiciário nas esferas federal e estadual, a fim de fortalecer o combate ao desmatamento ilegal e ao tráfico de madeira. Em uma abordagem que vai desde a cena do crime até o tribunal, o CRIMFLO fornece assistência técnica e promove a cooperação transfronteiriça, inter-regional e interagências.

Para saber mais sobre o trabalho do UNODC na temática de crimes que afetam o meio ambiente, acesse aqui, e para as publicações do UNODC na temática, acesse aqui.

 

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias