Com apoio do UNODC, MJSP e Instituto Maurício de Sousa lançam gibis sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas e inclusão de migrantes

Créditos: MJSP

Brasília (DF), 19 de março de 2024 - Conscientizar de maneira lúdica, em especial o público infanto-juvenil, sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas e a inclusão social de migrantes são propostas das revistas em quadrinhos Um país acolhedor! Migrações, Refúgio e Apatridia! e Um Sonho Perigoso. Lançadas em versões impressa e digital nesta terça-feira (19), em Brasília (DF), os gibis da Turma da Mônica são fruto de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Instituto Maurício de Sousa e contaram com o apoio, para publicação, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Agência da ONU para as Migrações (OIM).

O lançamento das revistas se deu na abertura dos três dias de discussões para elaboração do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com a presença, na mesa de abertura, da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus/MJSP), do UNODC e o Departamento de Migrações (DEMIG/MJSP). A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (CGTEP/MJSP), Marina Bernardes, apresentou a iniciativa às autoridades presentes e ressaltou o apoio do UNODC, por meio do projeto Track4TiP, cujo objetivo é aprimorar a resposta da justiça criminal regional ao tráfico de pessoas. 

Um país acolhedor! Migrações, Refúgio e Apatridia,  com a Turma da Mônica, e Um Sonho Perigoso, com a Turma da Mônica Jovem, serão utilizados como ferramentas de sensibilização e capacitação sobre as temáticas de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes. As duas revistas – cujos enredos estão descritos abaixo –  podem ser baixadas neste link e neste link, respectivamente.

“É com orgulho e satisfação que lançamos os gibis da Turma da Mônica. A expectativa é de que eles se tornem ferramentas de mudança, permeando lares e escolas. Crianças e adolescentes estão entre os perfis mais vulneráveis ao tráfico de pessoas e representam parte importante da população migrante em nosso país”, enfatizou o secretário Nacional de Justiça, Jean Uema, no lançamento das revistas. “Os temas são abordados de forma lúdica, numa linguagem acessível e interessante para esse público". 

De acordo com a diretora do UNODC Brasil, Elena Abbati, “como guardião do Protocolo da ONU sobre tráfico de pessoas (Protocolo de Palermo), o UNODC segue apoiando o fortalecimento da política nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas, seja na produção de materiais, capacitações ou cooperação técnica, seja na elaboração do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. 

“A prevenção ao tráfico de pessoas requer um contínuo aprimoramento nas formas de tratar e comunicar sobre este crime para públicos diversos, incluindo pessoas em situação de vulnerabilidade”, continuou Elena Abbati. “O apoio dado ao Ministério da Justiça para a publicação deste gibi, por meio do Projeto Track4TiP, visa promover a conscientização de crianças e adolescentes sobre o recrutamento on-line em casos de tráfico de pessoas”, completou.

O diretor-executivo do Instituto Maurício de Sousa, Amauri Sousa, destacou que “por meio de uma linguagem de fácil compreensão e de forma lúdica, que é a dos quadrinhos, os personagens da Turma da Mônica contribuem para levar mensagens de conscientização de crianças, adolescentes e familiares sobre temas importantes e sensíveis na atualidade, como é o caso do tráfico de pessoas e migrações. Acreditamos que a Turma da Mônica está desempenhando um papel fundamental na comunicação com esse público”. 

Créditos: MJSP

Um país acolhedor! Migrações, Refúgio e Apatridia!Um país acolhedor! Migrações, Refúgio e Apatridia! é uma revista em quadrinhos que tem como objetivo utilizar personagens da Turma da Mônica como vetores para a aprendizagem de crianças e adolescentes sobre a temática da inclusão social dos migrantes. O gibi conta a história de Amina, uma garotinha síria. Ela e a família mudam-se para o Brasil buscando fugir da guerra que devastou e amedrontou seu país nos últimos anos.

A história apresenta, numa linguagem simples e acessível às crianças, as influências positivas que os migrantes trazem ao país, por meio de comidas típicas, vestimentas, esportes, e até no nosso sistema numérico – uma contribuição dos povos árabes. A revista busca demonstrar que o Brasil é um exemplo de acolhimento e de respeito às diferentes culturas, etnias e demais diversidades.

Um Sonho Perigoso – A revista em quadrinhos Um Sonho Perigoso ilustra, com os personagens jovens da Turma da Mônica, uma potencial situação de tráfico de pessoas como estratégia de sensibilização e prevenção. O gibi conta a história do jovem Cebola, que sonha em ser um pro player, interessado em participar de grandes competições e receber altas remunerações por isso. Um dia, o jovem recebe uma proposta tentadora, pela internet, e fica muito suscetível a aceitá-la. Trata-se de uma oferta falsa e Cebola quase cai em uma situação de tráfico de pessoas.

O enredo tem o intuito de conscientizar crianças, adolescentes, pais e educadores sobre o tema do tráfico de pessoas, a fim de prevenir e identificar cenários de risco, nos quais supostos agentes, mexendo com o imaginário desses adolescentes, fazem promessas atrativas de sucesso e de altos salários. Mas elas podem acabar se transformando em um pesadelo, com jornadas de trabalhos exaustivas, violência física e psicológica, retenção de documentos e servidão por dívida.

O tráfico de pessoas representa uma grave violação de direitos humanos e, ao final da história, o gibi traz recomendações aos leitores diante de propostas “encantadoras” de emprego, bem como divulga os principais canais de denúncia (Disque 100 ou Ligue 180).

Track4TiP – TRACK4TIP é uma iniciativa implementada até 2024 pelo UNODC, com o apoio do Escritório para o Monitoramento e Combate ao Tráfico de Pessoas (JTIP) do Departamento de Estado dos Estados Unidos. O projeto, que teve início em 2019, beneficia oito países da América do Sul e Caribe – Equador, Peru, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Curaçao e Aruba – com ações nacionais e regionais.

O objetivo geral do Track4TiP é aprimorar a resposta da justiça criminal regional ao tráfico de pessoas nos fluxos migratórios dos países beneficiários, por meio de uma abordagem multidisciplinar e centrada na vítima, e de ações em nível regional e nacional para identificar, prevenir e processar casos.

***

Este comunicado à imprensa foi possível graças ao apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nos termos do Acordo No. SSJTIP19CA0027. As opiniões aqui apresentadas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as opiniões do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

 

     

 

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias