Comissão de Narcóticos analisa progresso no combate ao problema mundial das drogas frente ao aumento dos transtornos associados ao uso de drogas e da oferta recorde de cocaína e drogas sintéticas

Viena, 14 de março de 2024 - A Comissão de Narcóticos (CND), principal órgão de formulação de políticas sobre drogas das Nações Unidas, reuniu-se nesta quinta-feira, em Viena, para analisar o progresso no combate ao problema mundial das drogas e formas de acelerar a implementação de compromissos internacionais.

A sessão deste ano começou com a presença de autoridades de alto nível e chefes de agências da ONU, já que a CND está na metade do caminho para cumprir os compromissos estabelecidos na Declaração Ministerial sobre o problema mundial das drogas adotada pela Comissão em 2019.

A 67ª sessão da CND, que vai até o dia 22 de março, ocorre em um contexto caracterizado pelo surgimento de redes de tráfico de drogas altamente ágeis, oferta recorde de drogas e um déficit significativo nos serviços de tratamento, com apenas uma em cada cinco pessoas com transtornos associados ao uso de drogas recebendo atendimento adequado.

“Os desafios das drogas estão evoluindo rapidamente à medida que as substâncias sintéticas mudam o mercado, as redes de tráfico adaptam seus modelos de negócios e os mercados ilícitos se cruzam com conflitos e instabilidade", disse a diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly. "As respostas globais estão em um momento importante e a CND deve usar essa reunião histórica para se unir em torno de soluções equilibradas que protejam nossas comunidades, promovam a saúde pública e defendam os direitos humanos.”

Pela primeira vez, os Estados-membros farão novos acordos sobre os desafios identificados na Declaração Ministerial, com o objetivo de transformar compromissos políticos em ações concretas. Lançada pelo presidente da CND, o embaixador Philbert Johnson, de Gana, a iniciativa Pledge4Action permite que os Estados expressem publicamente sua disposição em reunir esforços, conhecimento e recursos na implementação de seus compromissos com a política global de drogas.

"Diante de um cenário global complexo, não podemos deixar de reunir nossos esforços", disse o embaixador Johnson. "Essa revisão intermediária destaca a necessidade de uma diplomacia colaborativa para acelerar a luta contra o problema global das drogas. Juntos, por meio de uma diplomacia forte e de uma ação unificada, faremos progressos.”

As resoluções em análise pela Comissão abordam questões relacionadas a programas de reabilitação e recuperação; melhoria do acesso e da disponibilidade de substâncias controladas para fins médicos e científicos; prevenção e respostas a overdoses; e desenvolvimento alternativo. Leia a íntegra do discurso da diretora-executiva do UNODC, Ghada Wally aqui Saiba mais sobre a CND aqui.

 

     

 

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias