UNODC Brasil, Embaixada dos EUA e Ibama se reúnem em cerimônia para celebrar parceria e doação de equipamentos usados no combate a crimes florestais

Brasília, 4 de março de 2023 – Representantes do UNODC, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se reuniram na sede do Instituto, em Brasília-DF, para celebrar a parceria entre as instituições e a doação de equipamentos estratégicos para a atuação do Ibama no combate ao desmatamento ilegal e ao tráfico de madeira na Amazônia.

Com o apoio do governo norte-americano, o UNODC realizou a doação de 44 computadores utilizados na Operação Controle Remoto, que usa imagens de satélite de alta resolução para monitorar e identificar crimes contra a flora.

A iniciativa integra as diversas atividades conjuntas entre a unidade de prevenção a crimes ambientais do UNODC e Ibama realizadas em 2023 e as mais de 30 atividades previstas para 2024, que incluem capacitações em identificação de madeira, ações voltadas à melhoria da comunicação e da proteção dos agentes no campo e a identificação de ferramentas e tecnologias que contribuam para enfrentar os crimes ambientais.

Durante a cerimônia, Elena Abbati, diretora do UNODC Brasil, parabenizou o Ibama pelos esforços na redução do desmatamento na Amazônia em 2023 e expressou gratidão à Embaixada e ao

Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos EUA pelo comprometimento com as instituições brasileiras e pela confiança no trabalho do UNODC. A diretora também reiterou o compromisso do Escritório em fornecer apoio técnico e tecnológico às instituições. "O UNODC reconhece que o combate aos crimes ambientais é extremamente complexo, devido às dificuldades logísticas, à escassez de servidores necessários para cobrir um país de dimensões continentais e ao crescente envolvimento do crime organizado", justificou.

O último Relatório Mundial sobre Drogas do UNODC teve, pela primeira vez, um capítulo dedicado à região Amazônica, destacando que há mudanças na forma como os grupos criminosos organizados estão operando, com envolvimento em mais de um tipo de criminalidade (tráfico de drogas, mineração ilegal, desmatamento ilegal, tráfico de pessoas, fluxos de armas etc.), e isso está trazendo complexidade e novos desafios, também na região Amazônica e nas fronteiras.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, destacou diversos resultados alcançados pelas ações de fiscalização do órgão, fortalecidas pela doação dos equipamentos, e agradeceu a parceria. “Nós temos no Brasil um patrimônio ambiental que precisa ser preservado, e de fato precisamos de ajuda. Essa cooperação, tanto com os EUA, com suas diferentes agências de cooperação, e o próprio UNODC, são parcerias muito importante para nós, e esperamos que consigamos ampliar ainda mais esse esforço”, declarou.

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, destacou a parceria entre o governo estadunidense e as agências brasileiras, motivada pela determinação mútua em aprimorar a segurança cidadã em ambos os países. “E um elemento-chave para isso é o desmantelamento das organizações criminosas transnacionais, que ameaçam sociedades democráticas, devastam recursos naturais, enfraquecem o Estado de direito e destroem vidas”, complementou.

Parcerias e meios de implementação

A doação dos computadores foi viabilizada pelo projeto do UNODC CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais, implementado com o apoio do Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos EUA.

Além do CRIMFLO, a parceria entre UNODC, governo norte-americano e Ibama também permite a implementação do projeto ECOS – Cooperação Regional para Enfrentar Crimes Ambientais, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

O UNODC implementa, ainda, outros projetos que abordam a convergência de práticas criminosas e a presença do crime organizado na bacia Amazônica: o Programa Global de Prevenção ao Crime Marítimo (GMCP), voltado aos tráficos ilícitos ao longo de hidrovias na Amazônia e nos portos do

noroeste; o PRIS-COOP, que promove o uso de práticas inovadoras e interagências para aprimorar a gestão do sistema prisional; e o Tapajós, voltado ao setor de mineração de ouro na bacia do rio Tapajós, no Pará.

Para saber mais sobre o trabalho do UNODC na temática de crimes que afetam o meio ambiente, acesse aqui, e para as publicações do UNODC na temática, acesse aqui.

 

     

 

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias