UNODC lança série de publicações 'Cocaine Insights'

Viena, 7 de setembro de 2021 - Com locais de produção bem definidos na América do Sul e grandes mercados consumidores tanto nas Américas como na Europa, o mercado de cocaína e as rotas de tráfico global representam uma verdadeira ameaça transnacional.

Estimativas recentes sugerem que só na Europa Ocidental e Central, cerca de 4,4 milhões de pessoas usaram cocaína no ano passado, o que torna a cocaína a segunda droga mais popular na região depois da cannabis.

Nesse contexto, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Serviço Europeu de Polícia (Europol) divulgaram o primeiro relatório de uma nova série: "Cocaine Insights" (Perspectivas da Cocaína, em português). Com foco no comércio de cocaína da América Latina para a Europa, o relatório destaca um aumento significativo no fornecimento de cocaína para a Europa, uma diversificação dos grupos de tráfico e a mudança de pontos de entrada na Europa.

Em evento organizado pela Divisão de Pesquisa e Análise de Tendências do UNODC, realizado no âmbito do programa CRIMJUST - Fortalecimento da cooperação em justiça criminal ao longo das rotas do tráfico de drogas no âmbito do Programa Global de Fluxos Ilícitos da União Européia, especialistas da Europol e do UNODC discutiram as principais conclusões e implicações de políticas. Mais de 110 participantes de todo o mundo interagiram com quatro especialistas e mais de dez perguntas foram respondidas.

Chloé Carpentier, chefe da Seção de Pesquisa sobre Drogas do UNODC, destacou como "a dinâmica atual de diversificação e proliferação de canais de fornecimento de cocaína, atores e modalidades criminosas provavelmente continuará, caso permaneça sem controle".

Julia Viedma, chefe do Centro Operacional e de Análise da Europol disse que "o tráfico de cocaína é uma das principais preocupações de segurança que estamos enfrentando na UE no momento". Quase 40% dos grupos criminosos ativos na Europa estão envolvidos com o tráfico de drogas, e o comércio de cocaína gera lucros de vários bilhões de euros". Compreender melhor os desafios que enfrentamos nos ajudará a combater mais efetivamente a ameaça violenta que as redes do tráfico de cocaína representam para nossas comunidades". 

A série 'Cocaine Insights', desenvolvida pelo UNODC, no âmbito do programa CRIMJUST e em cooperação com parceiros e partes interessadas em nível nacional, regional e internacional, fornece os mais recentes conhecimentos e tendências sobre questões relacionadas aos mercados de cocaína em um formato acessível e informativo. Essa série de publicações abrangerá tópicos e desenvolvimentos relacionados ao comércio ilícito de cocaína, seu impacto e perspectivas para o futuro.

Para mais informações: 

Cocaine_Insights_2021.pdf (unodc.org)

CRIMJUST programme 

Europol

*****

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias