Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas atinge 10.000 membros no Facebook

Image:UNODC27 de janeiro de 2010 - Na primeira semana do ano de 2010, a Campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas alcançou uma marca importante: 10.000 membros em seu grupo na rede social Facebook.

A Campanha Coração Azul é um dos maiores grupos contra o tráfico de seres humanos no Facebook, e um dos grupos dedicados a essa causa com maior número de membros na rede social, reunindo 10.000 pessoas que representam todos os continentes e estão verdadeiramente empenhadas em acabar com o tráfico de pessoas em todo o mundo.

Esse número é significativo por razões que vão além de sua dimensão. Graças a esse grupo na internet, pessoas de com trajetórias tão distintas como um estudante universitário da Califórnia, um artista em Berlim, um profissional na República Dominicana ou um ativista em Nairobi, podem se reunir por meio da Campanha Coração Azul para se informar mais sobre o tráfico de pessoas, trocar informações e a mobilizar outras pessoas a seguir nesta luta.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) iniciou a Campanha Coração Azul em março de 2009, a fim de conscientizar a opinião pública sobre o tráfico de seres humanos e o impacto desse crime na sociedade. A campanha é aberta a todos os que desejam participar e usar o símbolo do Coração Azul como um gesto de solidariedade às vítimas do tráfico de pessoas.

O caráter aberto da campanha se reflete na comunidade do Facebook, cujos integrantes criaram algumas aplicações, tais como um "Coração Azul" que pode ser enviado eletronicamente a qualquer pessoa. Muitas pessoas também substituíram suas fotos de perfil pela logo do Coração Azul.

O tráfico de seres humanos afeta a todos os países do mundo, seja como países de origem, de trânsito ou de destino das vítimas. Estima-se que 2,4 milhões de pessoas em todo o planeta sejam vítimas da armadilha do trabalho forçado em consequência do tráfico de pessoas. As mulheres e as meninas representam quase 80% das pessoas vulneráveis a esse crime. O tráfico de crianças representa entre 15% e 20% das vítimas.

No dia 5 de fevereiro de 2010, a Administração Postal das Nações Unidas em Viena emitirá uma nova série de selos especiais sobre o tráfico de seres humanos. A série contém dez selos que ilustram diferentes formas de desse crime e a logomarca da Campanha Coração Azul. Os novos selos representam mais uma ferramenta para quem apoia a campanha para conscientizar a opinião pública sobre esse crime.

A Campanha Coração Azul faz parte do programa contra o tráfico de pessoas do UNODC. Como guardião da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e dos protocolos que a complementam, o UNODC presta assistência técnica aos Estados nos esforços de aplicar o Protocolo contra o Tráfico de Pessoas.

Faça parte do grupo da Campanha Coração Azul no Facebook.

Para saber mais sobre a Campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas, acesse a página www.unodc.org/blueheart (em inglês e espanhol).

Todas as notícias