UNODC ajuda a eliminar a violência contra as mulheres

25 de novembro 2011 - Hoje, o mundo celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher. Como parte dos esforços globais para contribuir para a eliminação da violência contra as mulheres, o UNODC desenvolve uma série de atividades relacionadas à coleta de dados, estudos, conscientização e prevenção, entre outros.

No Cone Sul, o UNODC concluiu recentemente a implantação do projeto "Fortalecimento da Sociedade Civil e Postos de Polícia para a Mulher e de Combate à Violência baseada em gênero na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai". O projeto resultou na publicação do " Relatório Regional sobre Respostas à Violência contra a Mulher nos Países do Cone Sul", que revelou, por exemplo, que as práticas de violência contra as mulheres no Cone Sul ainda estão protegidas pelo silêncio e discriminação, invisibilidade nas estatísticas nacionais, e pela relutância das instituições e profissionais a reconhecer essas práticas de violência como violações dos direitos humanos.

Segundo o relatório, os ataques relacionados à violência de gênero ultrapassa os limites da "casa" quando resultam na morte de mulheres assassinadas por seus parceiros/ex-parceiros motivados por auto-defesa "de sua honra".

Numa perspectiva mundial, o UNODC lançou recentemente o Estudo Global sobre Homicídios que faz uma separação baseada em uma perspectiva de gênero dos crimes violentos em todo o mundo. O relatório revela que as mulheres de todas as idades são vítimas de violência vinda de seus parceiros íntimos e familiares em todas as regiões e países.

UNODC está atualmente executando a campanha Coração Azul, que aumenta a conscientização sobre o problema do tráfico humano e tem como objetivo estimular os tomadores de decisão para concretizar mudanças. De acordo com o UNODC, cerca de 80 por cento de todas as vítimas de tráfico humano são mulheres e meninas, muitas das quais também sofrem abusos e violência baseada no gênero. Os traficantes costumam usar a violência para intimidar e subjugar as vítimas, e uma vez recrutados, as mulheres geralmente se encontram em situações em que suas liberdades são severamente restringidas. Elas muitas vezes sofrem abuso físico e mental extremo, inclusive por meio de estupro, prisão, abortos forçados e brutalidade física nas mãos de seus chamados "donos".

UNODC lançou o Fundo Fiduciário Voluntário das Nações Unidas para as Vítimas de Tráfico de Pessoas, que está começando a desembolsar pequenas doações para apoiar organizações não-governamentais trabalhando para fornecer ajuda humanitária, legal e financeira às vítimas de tráfico.

Informações Relacionadas:

ÚNeTE para poner Fin a la Violencia contra la Mujer

Campaña Corazón Azul contra la Trata de Personas

Estudo Global sobre Homicídios (pdf)

Regional Report on Responses to Violence against Women in the Southern Cone countries (PDF)

 

Todas as notícias