Evento do Jovem de Expressão na última sexta-feira

"O Programa Jovem de Expressão realizou na última sexta-feira 22/06, a ação cultural de prevenção ao uso de drogas no espaço Renato Russo da 508 Sul, dando continuidade às atividades do mês de junho sobre a prevenção ao abuso de drogas e o tráfico de ilícitos."

por Dayana Correia e Jessica Ferreira

25 de junho de 2012 - Aconteceu no dia 22 de junho o evento Jovem de Expressão Convida, no Espaço Renato Russo da 508 sul. O evento teve como propostas oferecer à comunidade e participantes do programa Jovem de Expressão um dia recheado de diversas atrações que giraram em torno da temática"Drogas Sintéticas".

Logo pela manhã, as atividades se iniciaram com uma reunião técnica sobre saúde, juventude e drogas. Em seguida, no período da tarde, o evento trouxe a exibição do Filme Paraísos Artificiais juntamente com a animação Uma Aula Diferente (episódios 1 e 2), além de uma roda de conversa sobre drogas, apresentações de break e exposição de  grafitti.

Durante o debate foram discutidos os impactos causado pelo filme "Paraísos Artificiais" trazendo a tona algumas indagações dos participantes como: motivos que levam ao uso de drogas, alternativas de prevenção, necessidade de ser criar formas de tratamento e não discriminação aos usuários.

O filme Paraísos Artificias conta a história de um triângulo amoroso, envolvendo os jovens de classes média alta, Érica (interpretada por Nathalia Dill), Lara (Lívia de Bueno) e Nando (Luca Bianchi), eles se conhecem em um universo regado as festas de música eletrônica e megas raves, o filme é o primeiro longa de ficção do produtor de Tropa de Elite I e II, José Padilha e do premiado diretor de Estamira, Marcos Prado.

Já os vídeos Uma Aula Diferente - Episódios I e II, realizados pela equipe de Comunicação do Jovem de Expressão, apresentam de forma simples e didática o que são as drogas sintéticas, seus efeitos e os riscos associados ao uso dessas substâncias.

O debate sobre drogas, contextos de uso e experiências, contou com a participação de profissionais que trabalham com a questão das drogas sintéticas no contexto da cultura jovem, como o Conselheiro-suplente do CONAD (Conselho Nacional de Politicas Públicas sobre Drogas), Marcelo Magalhães Andrade, a coordenadora do projeto É de Lei (chamado projeto ResPire), Angélica Comis, e o coordenador do BalanCeará, Rafael Baquit. Facilitado por Nívio Nascimento, oficial de programa da Unidade de Prevenção ao Crime e Seguranças Pública do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime) o debate também contou com a participação do Grafiteiro Davi, convidado para falar juventude e arte.

O que é o Jovem de Expressão? O Jovem de Expressão é uma iniciativa do Grupo Caixa Seguros, em parceria com o Grupo Cultural Azulim, CUFA-DF, UNODC e UNESCO. O Programa está presente nas cidades de Ceilândia e Sobradinho II e tem como objetivo promover a saúde de jovens entre 19 e 29 anos de idade, promovendo ações de empoderamento e de prevenção à violência, ao crime e ao uso de drogas, incentivando os jovens a praticarem atividades saudáveis, como dança, basquete de rua, entre outras.

Mais notícias