Cooperação Triangular na luta contra o tráfico internacional de drogas

Photo: UNODC3 de Junho de 2009   - O Afeganistão, a República Democrática do Irã e o Paquistão compartilham o mesmo problema: o tráfico de drogas. O Afeganistão é o epicentro do problema do ópio no mundo, sendo responsável por 93% do cultivo de papoula. Cerca de 80% das drogas derivadas da papoula (ópio, morfina e heroína) são contrabandeadas entre a República Popular do Irã e o Paquistão; o restante é contrabandeado na Ásia Central. Enquanto algumas dessas drogas são consumidas por esses mercados, a maioria ruma em direção o oeste.

Nenhum Estado é capaz de resolver o problema sozinho. De fato se trata de um problema regional, com impacto global.

A fim de aperfeiçoar a cooperação regional no combate a essa ameaça, o UNODC lançou uma iniciativa trilateral. A ideia, criada em um encontro ministerial em Viena, em junho de 2007, consiste em fortalecer a cooperação no combate aos narcóticos, construir relações de confiança e compartilhar inteligência entre os três vizinhos.

A iniciativa está ganhando força. Uma célula de planejamento foi estabelecida em Teerã com o objetivo de trocar informações e inteligência, além de realizar operações conjuntas. A primeira operação conjunta contra as redes de tráfico de drogas ocorreu em 8 de março de 2009, ao longo das fronteiras da República Popular do Irã e do Paquistão, e também na fronteira entre Irã e Afeganistão.

No início deste mês, o Diretor Executivo do UNODC, Antonio Maria Costa, visitou a área de fronteira entre Afeganistão e a República Popular do Irã (província de Herât) para verificar que medidas haviam sido adotadas pelas autoridades afegãs a fim de reforçar a segurança fronteiriça e os esforços de combate aos narcóticos. Duas semanas mais tarde, Costa inspecionou uma área de 1.000 km de represas, canais, trincheiras e muros de cimento ao longo da fronteira em Sistão-Baluquistão. Em ambos os países, Costa discutiu formas de aumentar a cooperação prática. Ele fará o mesmo durante a próxima visita ao Paquistão.

No dia 24 de maio, os presidentes dos três países se encontraram em Teerã e acordaram, entre outras coisas, sobre a realização de uma cooperação trilateral a fim de combater o terrorismo e a produção e o contrabando de drogas.

"Essa ideia do UNODC está ganhando aderência, todas as partes têm interesses especiais em seu sucesso", afirmou Costa. O foco agora está em tornar as ações conjuntas de combate aos narcóticos uma rotina. "Esta é a ONU em seu melhor: inspirando a política certa, construindo confiança e resolvendo problemas comuns", disse o diretor do UNODC.

Em termos políticos, o próximo encontro ministerial trilateral será realizado em Islamabad, no próximo mês. É crucial construir os primeiros degraus rumo ao reforço de parcerias, determinação política e a sensação de propósito comum entre Estados que tiveram suas diferenças no passado. De modo operacional, o próximo passo será estabelecer escritórios de relacionamento em cada lado das fronteiras dos três países e realizar mais operações conjuntas.

Todas as notícias