Uruguai apresenta programa de prevenção ao uso de drogas entre jovens atletas

08 de abril de 2011 - Promover habilidades e competências psicossociais entre adolescentes e jovens atletas para que possam superar situações de risco decorrentes do uso de drogas de qualquer tipo. Esse é o objetivo do programa "Por Esportes", apresentado pelo governo uruguaio, na quarta-feira 06 de abril, no Museu do Futebol.

O programa é conduzido pela Junta Nacional de Drogas, o Ministério do Turismo e Desporto, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e a ONG "El Abrojo" e é executado pela Associação Uruguaia de Futebol, a Organização do Futebol do Interior, a Federação Uruguaia de Basquete e a ANDA.

O universo global do programa contempla mais de 175.000 atletas federados que jogam futebol ou basquete no país, disse o Diretor Nacional do Desporto, Ernesto Irurueta."O problema são os pais, ou mães que não ocupam o lugar que corresponde e não dedicamos tempo às crianças", disse o presidente do Uruguai, José Mujica, referindo-se ao uso de drogas entre os jovens.

"Somos pouco amigos dos jovens, não gastamos tempo. Nós dizemos: "Eu não quero que faltem coisas aos meus filhos como me faltaram"; mas é preciso ter cuidado para que ao ganhar mais dinheiro para trazer isso ou aquilo não tenhamos tempo para lhes dar o carinho e o amor que eles merecem", disse o presidente.

Além disso, destacou a "falta de atores" para trabalhar na prevenção do consumo problemático de drogas entre os jovens. Às vezes, as encruzilhadas da nossa sociedade nos fazem pensar que estas questões são um pouco quixotescas, mas acredito que o impossível custa um pouco mais. Prefiro o esforço humano", acrescentou Mujica.

O "Por Esportes", por sua vez, disse o Secretário Adjunto da Presidência do Diego República Canepa, visa evitar não só o consumo de drogas ilegais, mas também as legais, como o álcool, "que hoje é um dos problemas mais graves que os jovens atletas e toda a sociedade uruguaia enfrentam".

Canepa registrou esta iniciativa como parte da "série de programas que estão sendo realizados pelo governo" e destacou a importância do trabalho conjunto entre as estruturas estatais e privadas no assunto.

Todas as notícias