O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime está de luto pela morte de quatro funcionários da ONU e dois pilotos na Bolívia

08 de maio de 2011 - Com a confirmação de fontes oficiais da Bolívia, no sábado 07 de maio, Yury Fedotov, diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) expressou seu profundo lamento pela morte de quatro colegas do UNODC e dois pilotos da Força Aérea Boliviana  na queda de um avião no Estado Plurinacional da Bolívia.

"Nossos lamentos vão para os familiares e colegas dos funcionários da ONU e dos pilotos militares bolivianos que se foram em um trágico acidente. Os funcionários da ONU que faleceram estavam levando a cabo um dos mais importantes trabalhos para o nosso escritório, que depende do essenciai trabalho de monitoramento para ajudar na preparação de relatórios de monitoramento do cultivo de coca boliviano e na elaboração da publicação mais importante do UNODC, o Relatório Mundial sobre Drogas," disse Fedodov. "Eu gostaria de expressar meus pêsames a todos os afetados por esta terrível notícia. É um golpe trágico para o nosso Escritório e para a Nação Boliviana."

O UNODC frequentemente faz monitoramentos de cultivos de narcóticos em diversas partes do mundo, da Ásia à América do Sul, com o fim de preparar dados sobre a produção de cultivos de narcóticos para relatórios de monitoramentos nacionais como a Pesquisa sobre Coca na Bolívia, neste caso, e o Relatório Mundial sobre Drogas. Enquanto a maioria dos monitoramentos é feita por satélite, vôos de rotina como esses são freqüentemente necessários para confirmar a precisão de parte das imagens recebidas por satélites. Foi durante um destes vôos de monitoramento que o avião desapareceu na quinta-feira 05 de maio. Apesar dos falsos avisos do avião e de relatórios imprecisos no fim de semana, os destroços do avião foram encontrados no sábado 07 de maio em uma área isolada da Bolívia. A morte dos quatro funcionários da ONU e dos dois pilotos militares da Bolívia também foram confirmadas. Os colegas do UNODC que perderam suas vidas foram Leonardo Iván Alfaro Santiago, Patricia Olga Delgado Rúa, Mariela Cinthia Moreno Torreblanco e Stephan Javier Campos Ruiz.

Fedotov também disse: "É o trabalho de dedicados funcionários da ONU como Iván, Patricia, Mariela e Stephan que faz da Organização o que ela é hoje e  é tão desafortunado que eles tiveram que perder a vida para levar a cabo um trabalho tão importante."

Todas as notícias