Três organizações vão executar o programa Mérito Juvenil da International Award Association no Brasil

08 de agosto de 2011 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC concluiu o processo de seleção de três organizações para executar o programa Mérito Juvenil - Premio Internacional da Juventude, em três municípios do Brasil. A Fundação AVSI foi selecionada para implementar o programa em Contagem, Minas Gerais. Já a Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia - ADESC vai atuar no município de Lauto de Freitas, na Bahia, e o Centro Brasileiro de Desenvolvimento - CEBRADES vai trabalhar em Vitória, no Espírito Santo.

Parceiro do UNODC desde 2009, o Mérito Juvenil do International Award é um programa de autodesenvolvimento voltado para jovens entre 14 a 25 anos. O Mérito Juvenil faz parte do Programa Conjunto "Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em situação vulnerável em comunidades brasileiras", que vem sendo desenvolvido pelo UNODC junto a outros cinco órgãos do sistema das Nações Unidas.

Lançado no Reino Unido em 1956 como  The Duke of Edinburgh's Award, o Mérito Juvenil busca reduzir a violência que afeta jovens entre 10 e 24 anos em situação de vulnerabilidade - que estão fora da escola, são alvo de violência doméstica ou estão envolvidos com o tráfico de drogas -, por meio do cumprimento voluntário de regras, da auto-regulação do comportamento e da promoção de mecanismos de controle social.

O programa está presente em 132 países e mais de 7 milhões de jovens do mundo inteiro já participaram do prêmio. A principal inovação do método da International Award Academy é que não há uma regra única para participar. O desafio é definido por cada participante, que define suas próprias metas e acompanha o seu progresso. Em cada situação, o participante compete consigo mesmo e desafia seus próprios limites.

Ao longo do programa, os jovens tem a oportunidade de participar de diversas atividades dentro dos quatro principais eixos do Mérito Juvenil - (i) serviço de voluntariado (ii) empreender uma jornada de aventuras (iii) a descoberta e desenvolvimento de competências pessoais e (iv) promover esporte e atividade física.

O Mérito Juvenil - Premio Internacional da Juventude é um programa de auto-desenvolvimento disponível para todos os jovens do mundo, provendo habilidades para a vida para fazerem a diferença em suas vidas, em sua comunidade e no mundo.

O Programa Segurança com Cidadania é uma iniciativa com financiamento do Fundo para o Alcance dos Objetivos do Milênio, composto por seis órgãos do Sistema das Nações Unidas: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO, a Organização Internacional do Trabalho - OIT, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos - UN-HABITAT e o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF. O programa é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça.

Confira as organizações selecionadas para executar o Mérito Juvenil no Brasil

Contagem (MG): Fundação AVSI

Lauro de Freitas (BA): Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia - ADESC

Vitória (ES): Centro Brasileiro de Desenvolvimento - Cebrades

Links relacionados:

Mérito Juvenil Blog Spot: http://meritojuvenil.blogspot.com/

 

Todas as notícias