Campanha Coração Azul será lançada na Bahia

Salvador, 17 de abril de 2014 - A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia lança, no próximo dia 23/04, a Campanha Coração Azul, iniciativa global das Nações Unidas, com a adesão do Governo Brasileiro, através do Ministério da Justiça, que conta com a participação de diversos artistas nacionais que se  engajaram no enfrentamento ao tráfico de pessoas. O lançamento acontece durante encontro entre representantes dos núcleos de enfrentamento ao tráfico de todo o Brasil e equipes de profissionais responsáveis por recepcionar  pessoas deportadas e não admitidas em outros países.

Na ocasião, a Secretaria, através do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia, exibirá o documentário "Tráfico de Pessoas: A Escravidão Moderna", que pretende alertar o público jovem sobre esse tipo de crime e violação aos direitos humanos. Na oportunidade, será exibido o depoimento de três vítimas baianas que contam seus sonhos, perigos, dores e os desafios do retorno para casa, bem como entrevistas com parceiros da rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado da Bahia.

Com o objetivo de implementar as ações previstas na Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e fortalecer a Rede Conveniada de Núcleos e Postos, a Coordenação Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça realiza, entre os dias 23 a 25 de abril , a IX Reunião Técnica de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados de atendimento Humanizado ao Migrante, sendo esta edição realizada em Salvador.

O tráfico de pessoas é apontado pelo UNODC como uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo que atinge cerca de 2,5 milhões de vítimas, movimentando, aproximadamente, 32 bilhões de dólares por ano. De acordo com dados levantados pela CPI do Tráfico de Pessoas no Brasil, a Bahia é o terceiro estado que mais fornece vítimas, mulheres e crianças, para fins de exploração sexual no País. Sessenta dos seus municípios integram a rota do Tráfico de Pessoas no nordeste brasileiro.

Serviço

Data: Quarta-feira, 23 de abril de 2014
Horário: 17h
Local: Hotel Pestana - Rua da Fonte do Boi, 216 - Rio Vermelho, Salvador

Contato para imprensa:

Carina Rabelo
Estrategista de Campanha
Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil
carina.rabelo@unodc.org
Cel: (+55 11) 98945-7063

Todas as notícias