Comissão de Narcóticos de 2015 começa segunda-feira, em Viena 

Viena, 4 de março de 2015 - A situação mundial das drogas será abordada em uma série de reuniões e eventos durante a 58ª Sessão da Comissão de Narcóticos (CND), a partir desta segunda-feira, 9 de março de 2015, na sede das Nações Unidas em Viena, Áustria. Durante os primeiros quatro dias (9-12 de Março), os delegados dos Estados-membros participarão de um segmento especial de preparação para a Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas de 2016 (UNGASS) sobre o problema mundial das drogas.

 
   

Na sequência dessas discussões, o segmento de encontro ordinário se inicia em 13 de março e inclui deliberações sobre as mudanças no âmbito do controle de substâncias, bem como os projetos de resolução. Para 2015 há 12 projetos de resolução sobre assuntos que vão desde a cooperação internacional na resposta às drogas sintéticas até bloqueio aos fluxos financeiros ligados ao tráfico de drogas. Outro projeto de resolução diz respeito a proteger os jovens e crianças de drogas ilícitas e de novas substâncias psicoativas vendidas através da internet.

Sessenta e cinco eventos paralelos também ocorrerão durante a 58ª sessão. Os eventos paralelos refletem a ampla discussão sobre o problema mundial das drogas e cobrem temas como a reforma do sistema de justiça criminal e alternativas à prisão; atenção aos usuários de drogas; acesso a medicamentos opióides na Europa; usos indevidos de narcóticos por jovens; prevenção em âmbito familiar; mortes por overdose e cooperação judicial, entre outros.

A 58ª Sessão do CND reúne delegados que representam os Estados-membros, organizações intergovernamentais, a sociedade civil e os meios de comunicação para discutir diferentes abordagens e desenvolver formas mais eficazes para trabalhar em conjunto sobre as questões para combater o problema mundial das drogas.

Junte-se à discussão no Twitter, seguindo @UNODC e @UNODCprt e usando a hashtag #CND2015.

Mais informações em:

Commission on Narcotic Drugs, 58th Session - information and programme of events

CND Draft Resolutions to be discussed

2016 Special Session of the UN General Assembly on the World Drug Problem 

 

Todas as histórias