Implementação da Declaração de Doha é o foco da próxima Sessão da Comissão do Crime das Nações Unidas

Viena, 18 de Maio de 2015 - A 24ª Sessão da Comissão sobre Prevenção ao Crime e Justiça Penal acontecerá entre os dias 18 a 22 de maio, em Viena, Áustria. Neste ano, o encontro seguirá o  13º Congresso do Crime recém-realizado no Catar, com o objetivo de avançar tanto na implementação da  Declaração de Doha quanto na discussão sobre como isso poderá contribuir para o Estado de Direito e o desenvolvimento sustentável na Agenda Pós-2015 da ONU.

Atualmente, existem nove rascunhos de resoluções sobre temas como o tráfico de bens culturais e o tratamento de pessoas privadas de liberdade que também são foco da Declaração de Doha. Ao aprovar essas resoluções, a Comissão procura assegurar que os elementos essenciais da Declaração se tornem plenamente viáveis, a fim de beneficiar os países.

A cada ano, a Comissão convoca centenas de representantes dos Estados-Membros, das organizações da sociedade civil e dos meios de comunicação. Em 2015, mais de  40 eventos paralelos de alto perfil e exposições especiais serão realizados simultaneamente à Comissão do Crime. As discussões foram desenhadas para cobrir uma grande variedade de tópicos, incluindo o tráfico ilícito de migrantes, os combatentes terroristas estrangeiros, a radicalização da juventude, a cooperação entre governos e organizações da sociedade civil, vida selvagem e crimes florestais, a recuperação de ativos roubados, o crime cibernético, entre muitos outros.

A Sessão da Comissão acontecerá durante cinco dias  e começará nesta segunda-feira, 18 de maio, com discursos de abertura do Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, do Presidente da Comissão e Representante Permanente do México na ONU em Viena, Luis Alfonso de Alba, dentre outros representantes de alto nível.

Visite  www.unodc.org/ccpcj   para mais informações e use o hashtag  #CCPCJ para acompanhar as discussões nas mídias sociais.

Todas as notícias