UNODC participa de oficina de articuladores e mobilizadores do Projeto Redes

 

Brasília, 05 de Abril de 2016 - O Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), realizou entre os dias 29 de Março e 1° de abril, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, um evento para articuladores e mobilizadores que participam do Projeto Redes.

O encontro foi promovido pela Senad em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A conferência de abertura contou com a presença do secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Guilherme Paiva, e foi conduzida pelo professor Antônio Néry, da Universidade Federal da Bahia, intitulada "Porque os humanos usam drogas?". Através de um resgate sócio-histórico, Néry apresentou a presença das drogas na história da humanidade e o papel que seu uso ocupa.

Uma das mesas da oficina discutiu a rede intersetorial de cuidado a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de drogas nos territórios, com foco na Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos. Para discutir o tema foram convidadas a Oficial de Programa de Saúde do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Nara Santos, a Coordenadora dos Projetos de Prevenção da  Senad/FioCruz, Andrea Leite e a coordenadora do Projeto de Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, da Coordenação Geral de Saúde Mental Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Raquel Turci Pedroso.

Dando destaque para as diretrizes internacionais de prevenção, Nara discutiu a importância da evidência científica no trabalho de prevenção. "A ciência da prevenção fez enormes avanços nos últimos 20 anos, permitindo identificar que, com base em evidências, estratégias de prevenção precisam extrapolar o campo da informação. As evidências apontam para a importância da relação entre a prevenção e o processo de socialização de crianças e adolescentes", explica Nara.

Com base na publicação Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do uso de Drogas do UNODC, Nara destacou ainda que as normas evidenciam que o objetivo geral da prevenção ao uso de drogas se insere em um objetivo mais amplo que envolve o desenvolvimento seguro e saudável de crianças e jovens, de forma que percebam seus talentos e potenciais, tornando-se membros que contribuam para o bem de suas comunidades e da sociedade.

A programação teve a participação do diretor de Articulação e Projetos da Senad, Leon Garcia, que comentou sobre "Articulação intersetorial e as políticas para pessoas que tem problemas com drogas", destacando as ações sequentes ao programa Crack, é Possivel Vencer com a implantação de Comitês sobre Drogas nas cidades com mais de 200 mil habitantes.

A oficina contou ainda com um painel que contou com a participação da coordenadora do Ponto de Cidadania, Patricia Flach, da Universidade Federal da Bahia, e do coordenador de Saúde Mental da Prefeitura de São Paulo, Roberto Tykanori e que teve como tema o cuidado com pessoas que usam drogas.

  Projeto Redes

O projeto é uma iniciativa da Senad em parceria com a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde e com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O objetivo desta ação é promover a aproximação entre as políticas de saúde, prevenção, segurança, proteção e inclusão social. Nos anos de 2014 e 2015, a Senad desenvolveu um conjunto de atividades relacionadas a articulação de rede intersetorial em 21 municípios no país. Esse ano, a ideia é continuar apoiando esses territórios e expandir o projeto com a participação de 32 novos municípios, 01 consórcio regional e os estados do Rio Grande do Norte e Amapá.

Todas as histórias