UNODC e Secretaria de Segurança do Paraná assinam Acordo de Financiamento

Curitiba, 23 de outubro de 2017 - A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) assinaram, na tarde desta segunda-feira (23), um Acordo de Financiamento, no âmbito do Programa Paraná Seguro, que é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujo principal objetivo é de reduzir os índices de criminalidade violenta de jovens de 15 a 24 anos, em algumas cidades localizadas na região metropolitana de Curitiba e nos eixos fronteira internacional e Londrina-Maringá. 

O UNODC realizará o monitoramento e a certificação do Programa no que se refere ao uso da força, em consonância com os padrões internacionais.

O Acordo foi assinado por Rafael Franzini, Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, e por Wagner Mesquita, Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná.

Franzini destacou a relevância do Acordo, cujo principal objetivo é de monitorar, de certificar e de fortalecer a integridade das instituições de segurança pública nos territórios onde serão implementadas ações financiadas pelo projeto. "Para realizar os trabalhos no Paraná, o UNODC deve utilizar a experiência no desenvolvimento do Programa de Oportunidades e Desenvolvimento (POD) com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul" observou.

Em sua fala, Mesquita ressaltou a importância da parceria com o UNODC "A Secretaria de Estado e as Polícias Científica, Civil e Militar esperam contar com os trabalhos desenvolvidos pelo UNODC para aprimorar as atividades desenvolvidas por essas instituições, tendo como foco melhor atender aos cidadãos", afirmou .

Atividades envolvendo controles internos e sociais da polícia comunitária, reuniões de planejamento com forças policiais e stakeholders com alinhamento ao nível estratégico e tático-operacional, com as agências de seguranca e justiça vinculadas, realização de workhops envolvendo as polícias, representantes da sociedade civil e líderes estão previstas no Acordo que será executado entre 2017 e 2022.

Todas as histórias