Declaração do diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Viena, 25 de novembro de 2019 - A violência contra mulheres e meninas é uma violação dos direitos humanos que permanece muito presente em todas as partes do mundo. Com bastante frequência, não é relatada, permanece impune e muitas vezes traz consequências fatais às vítimas.

De acordo com pesquisa realizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), quase 60% de todas as mulheres vítimas de homicídio, em todo o mundo, morrem nas mãos de seus parceiros ou familiares. Tais assassinatos fazem parte de um padrão, que representa o culminar letal de abuso e violência relacionados a gênero. No decorrer dessa permanente violência, a agressão assume muitas formas, incluindo a de bullying e assédio online, de relacionamento abusivo e de estupro como arma de guerra.

Podemos acabar com a violência por meio do fortalecimento da prevenção e da interrupção da impunidade. É necessária uma ação coordenada e integrada entre os órgãos da saúde, dos serviços sociais, da polícia e da justiça no sentido de garantir que o suporte esteja disponível para todos. O UNODC uniu forças com os parceiros da ONU para desenvolver e implementar estratégias de prevenção centradas nas mulheres e um pacote de serviços essenciais para mulheres e meninas sujeitas à violência.

Uma ferramenta importante para desmantelar as condições estruturais que desempenham um papel na habilitação da violência baseada em gênero está na educação infantil, que pode ajudar os meninos a quebrar o ciclo de estereótipos negativos de gênero que alimentam comportamentos agressivos.

O UNODC também trabalha com os Governos para desenvolver respostas efetivas de prevenção ao crime e justiça criminal à violência contra as mulheres, por meio de diretrizes e educação nas áreas de policiamento, medicina legal e acusação. Mais mulheres no sistema de aplicação da lei, particularmente nas funções de tomada de decisão, e um foco nas abordagens sensíveis ao gênero deve fazer parte da solução.

Acabar com a violência contra as mulheres é uma questão de justiça. É um compromisso com a igualdade e a paz, uma promessa de salvar vidas. Neste Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e durante os 16 Dias de Ativismo que se seguem, vamos nos unir contra o estupro e contra toda violência relacionada a gênero. 

 
       
       
       

To know more:  http://www.agenda2030.com.br/ 

  Todas as histórias