Seminário promovido pelo UNODC debate garimpo de ouro na bacia do Tapajós

Brasília, 28 de setembro de 2023 - Pesquisadores, gestores públicos e representantes de organizações da sociedade civil, dos povos indígenas e da academia se reuniram, em Brasília, no “Seminário Nacional sobre o garimpo do ouro na bacia do tapajós: caminhos para uma cadeia de valor sustentável, prevenção ao crime e melhoria nas condições de vida dos trabalhadores”, promovido pelo UNODC, por meio do Projeto Tapajós.

O objetivo do evento foi apresentar resultados de três estudos produzidos no âmbito do Projeto Tapajós: o Estudo de Prevalência do Trabalho Escravo no Garimpo do Ouro na Bacia do Rio Tapajós, realizado em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa de Opinião (NORC) da Universidade de Chicago e com apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e da Papel Social; o Estudo sobre a Cadeia de Produção do Ouro na Região da Bacia do Rio Tapajós, desenvolvido em parceria com o Centro de Inteligência Territorial da Universidade Federal de Minas Gerais (CIT/UFMG) e o Estudo sobre a Intersecção de Atividades Criminosas no Setor de Garimpagem do Ouro na Região da Bacia do Rio Tapajós, realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O seminário também se propôs a compreender as relações sociais e de trabalho na região garimpeira, considerando a questão indígena e as vulnerabilidades e os impactos ambientais e sociais do garimpo, com um olhar para os direitos humanos, perspectivas de gênero e para proteção das vítimas e das populações mais vulneráveis em nossa sociedade. No seminário, foram debatidas alternativas para uma cadeia de valor sustentável na região da bacia do Tapajós, além da prevenção ao crime e da melhoria nas condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

Durante a abertura do evento, na quarta-feira (27/09), a diretora do UNODC no Brasil, Elena Abbati, destacou a importância das pesquisas do Projeto Tapajós no fomento à criação de respostas abrangentes e eficazes em direção a sociedades mais pacíficas, justas e inclusivas. “Esperamos que estes estudos sejam um recurso valioso para o aprimoramento das políticas públicas baseadas em evidência relacionadas à erradicação do trabalho escravo, ao enfrentamento ao tráfico de pessoas em nível local e à prevenção ao crime no estado do Pará”, declarou

O encontro também contou com debate entre especialistas e apresentação de representantes do Movimento Munduruku Ipereg Ayu e da Associação das Mulheres Munduruku Wakoborun sobre ações de fortalecimento da comunidade e de monitoramento e proteção da floresta pelos próprios indígenas. Integrantes do Centro de Estudos em Desenvolvimento Social Comunitário (CDESC), projeto fruto de parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o UNODC, apresentaram dados do Capítulo sobre a Amazônia do World Drug Report 2023, além de informações preliminares de relatório sobre a Amazônia Legal produzido pelo Centro. 

Os participantes também puderam visitar uma exposição fotográfica sobre a trajetória dos trabalhadores do garimpo de ouro na região do Tapajós. De autoria do pesquisador da UFOPA Carlos Bandeira Jr., as imagens mostram a história de vida e o cotidiano de homens e mulheres inseridos na dinâmica da garimpagem na região. Já na quinta-feira (28/09), foram discutidos os desafios e boas práticas a serem consideradas pelo UNODC com relação à cooperação técnica na implementação das atividades da segunda fase do Tapajós.

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias